• É um projeto de intervenção social para promover o emprego, auxiliar as famílias nos seus desafios, dinamizar a infância e juventude e dinamizar a comunidade. O Caerus é o Contrato Local de Desenvolvimento Social Terceira Geração - CLDS3G do Marco de Canaveses. O Caerus, de acordo com o Programa CLDS,  pretende "ampliar" boas práticas, experiências, potencialidades do território do Marco de Canaveses. É por isso o projecto oportunidade: emprego, formação, qualificação, ocupação de tempos livres, empreendedorismo, apoio familiar, associativismo, participação comunitária, atividades e parcerias. 

  • Como funciona? Cada eixo de intervenção é concretizado através de ações obrigatórias estabelecidas pelo programa CLDS 3G. As ações são organizadas num plano de ação, constituído com base no Diagnóstico Social e noutros dados sobre o Munícipio do Marco de Canaveses e sobre a NUT III a que pertence. O Plano de Ação dos CLDS 3G foi elaborado pelo Núcleo Executivo do CLAS, pela Entidade Coordenadora Local da Parceria -ECLP e pelo coordenador técnico do CLDS-3G.

  • CLDS é a sigla do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social. É uma medida governamental para promover a inclusão e combater a pobreza e a exclusão social. O Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (Programa CLDS) foi criado e regulado pela Portaria nº396/2007 de 2 de abril, com alterações introduzidas pela portaria 285/2008, de 10 de abril, com a finalidade originária de "promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multisectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos".  Os CLDS são coordenados por…

  • O Caerus - CLDS3G divide as suas ações em três áreas de intervenção:  1- Emprego, formação e qualificação;  2- Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; 3- Capacitação da Comunidade e das Instituições. 

  • A equipa Caerus é constituída por 5 técnicos:  um gestor de empresas, um gestor de organizações, um psicólogo, um animador sociocultural e um coordenador técnico. Têm responsabilidades nas áreas do emprego, da família, da infância e juventude e da comunidade. Valorizam a proximidade, tentam dar soluções concretas aos que delas carecem através de um trabalho em parceria e em rede com a comunidade.  Durante o período de vigência do programa, o município do Marco de Canaveses tem estes 5 técnicos a trabalhar em prol da comunidade.   Neste programa, que é já o terceiro no território marcoense, há ainda uma…

Go to top