O que fazemos?

Com os pais e encarregados de educação, realizamos workshops e programas de educação parental para melhorar as relações com os seus filhos. Atendemos pais e famílias para os ajudar a ultrapassar os normais desafios de desenvolvimento das crianças e jovens. Desenvolvemos ações para uma boa gestão doméstica e apoiamos hortas familiares.

 

Com as crianças e jovens, trabalhamos ativamente na comunidade para desenvolver programas de férias e outras atividades que sejam importantes para o seu crescimento.

 

Com algumas famílias identificadas pela Rede Social, prestamos apoio social por intermédio de uma equipa especializada em enfermagem, psicologia e educação social.

 

As ações obrigatórias no âmbito do eixo 2 consistem em: 

2.1. Estratégias genericamente aplicáveis ao nível da qualificação das famílias, designadamente informação dos seus direitos de cidadania, desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e aconselhamento em situação de crise.

 2.2. Estratégias direcionadas para as crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social, numa perspetiva holística e de envolvimento comunitário, nomeadamente ao nível da promoção da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

2.3. Estratégias direcionadas para a mediação dos conflitos familiares, particularmente no caso de famílias com crianças, em articulação com as equipas que intervêm com as famílias e/ou as suas crianças, promovendo a capacitação das famílias e a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens.

 

Principais atividades:

Oficinas em Família - Workshops; Oficinas em Família - Programa Mais Família e Mais Jovem; SOS Família; Campos de Férias Caerus; Hortas Familiares

Principais Parceiros:

Câmara Municipal, Rede Social, Agrupamento de Escolas de Sande, Agrupamento de Escolas Marco nº1, Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses; Escola Profissional de Arqueologia - EPA; NLI - Núcleo Local de Inserção - Equipas RSI da CERCIMARCO, do Centro Social S. Martinho de Soalhães, da ACDCPVBB, Centro Social de Alpendorada, DECO, CAFAP Soalhães, Centro de Saúde do Marco, Juntas de Freguesia do Marco, de Sande, de Várzea Aliviada e Folhada, VilaFit, AnaStarFitness, Grupo Desportivo de Favões entre outros.

Go to top