• Caminhos de Devoção e Peregrinação é o lema para nova caminhada pela PR2 Dois Rios Dois Mosteiros Caminhada desde o Mosteiro de Vila Boa do Bispo até ao Mosteiro de Alpendorada assinala a chegada do Outono no próximo dia 24 de setembro. A PR2 Dois Rios Dois Mosteiros é palco de mais uma caminhada, desta feita para assinalar a chegada do outono. A ocasião será também utilizada para a promoção da identidade cultural e religiosa da região e, mais concretamente, das freguesias de Alpendorada, Várzea e Torrão, Bem Viver e Vila Boa do Bispo. A organização está a cargo do…

  • Ação de Informação e Sensibilização No próximo dia 15 de junho, pelas 21 horas, vai realizar-se uma sessão informativa sobre TESTAMENTO VITAL, no Auditório do Centro Pastoral e Cultural D. António Francisco dos Santos. Esta iniciativa tem o intuito de dar a conhecer o Testamento Vital, assim como esclarecer qualquer dúvida que o cidadão comum possa ter em relação a todo o processo desde a sua redação até à sua utilização. A abordagem desta temática passará também pela discussão e debate de aspetos éticos, morais, religiosos e legais relacionados com o Testamento Vital. Qualquer cidadão nacional, estrangeiro ou apátrida residente em…

  • Como defender os Direitos Humanos junto dos nossos adolescentes? E quando os adolescentes faltam às aulas? E quando os adolescentes chegam tarde a casa? Não cumprem horários? Não cumprem tarefas de casa como fazer a cama, arrumar as roupas ou arrumar a mesa? Falam com falta de respeito para com os professores ou pais? O que fazer para promover os Direitos Humanos junto destes jovens...que ainda são crianças? O Caerus propõe ajudar a resolver estes problemas, em primeiro lugar, com os pais, através de um Programa de Educação Parental que promove e treina estratégias de disciplina POSITIVAS! Quando as crianças…

  • A criatividade em musical infantil 210 alunos em conjunto. Em vez de uma turma, todos os alunos de 4º ano do Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses. Em vez de um palco, um pavilhão inteiro. Em vez de uma escola, toda a comunidade envolvida em promover o gosto pela música. É assim este musical infantil que coloca em palco 210 alunos a cantar, encenar e dramatizar uma reflexão sobre as nossas florestas. Oficina criativa – musical infantil é um espetáculo para crianças, jovens e as suas famílias. Realiza-se dia 15 de junho, pelas 16h30, no Pavilhão Bernardino Coutinho. Os 210…

  • Os Campos de Férias organizados pelo Caerus – projecto oportunidade respondem a uma necessidade identificada pelo Diagnóstico Social concelhio desde 2007.     

  • No dia 19 de maio estiveram presentes no Auditório Municipal aproximadamente 100 pessoas a assistir a uma ação de informação e sensibilização subordinada ao tema “Como enfrentar dificuldades financeiras nos dias de hoje?”, organizada conjuntamente pelo projecto Caerus, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, o Gabinete de Apoio ao Consumidor do município e a DECO- Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.   

  • A Confraria do Granito, com o apoio do Caerus – CLDS 3G Marco de Canaveses e do IEFP, IP, vai realizar uma tertúlia subordinada ao tema da Empregabilidade no próximo dia 19 de maio, às 20 horas, no Centro Social e Paroquial da Vila de Alpendorada.    

  • Programas de estímulo às capacidades empreendedoras para os alunos do ensino secundário iniciaram em Janeiro e contam com mais de 160 participantes.      

  • Num total de 433 escolas a concurso no contexto nacional, as 3 escolas marcoenses mereceram o reconhecimento da Fundação EDP e estão entre 139 Escolas Solidárias do país, disputando, agora, as Distinções a atribuir pelo júri no âmbito do Encontro Nacional Escolas Solidárias.    

  • Santuário da Irmandade da Nossa Senhora da Natividade do Castelinho recebe a Banda Marcial da Guarda Nacional Republicana para uma tarde de convívio aberto a toda a comunidade.    

  • Crianças e jovens do Marco de Canaveses participaram num Campo de Férias em que os seus direitos foram a prioridade.  

  • A meteorologia ameaçou cancelar o evento, mas a vontade dos caminheiros e da organização foi maior e, depois do café tradicional, foram vinte e cinco os participantes que se fizeram ao caminho.  

  • Realizou-se dia 6 de abril, na Fundação Santo António, um encontro entre as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social dos concelhos do Marco de Canaveses e de Baião, promovido pela UDIPSS - Porto – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social.  

  • A Páscoa de 2016 teve um sabor mais doce e colorido para as 46 crianças e jovens que participaram no programa de férias Oficina Educação e Participação desenvolvido pelo Caerus – projecto oportunidade no âmbito da Rede Concelhia de Intervenção Parental.  

  • Dois grupos de adultos iniciaram o seu percurso de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, de nível secundário no nosso concelho, através de uma parceria estabelecida entre o Caerus – CLDS3G e o CQEP - Centro de Qualificação e Educação Profissional de Pinheiro.    

  • O Caerus - Projecto Oportunidade tem previstas ações no âmbito do apoio técnico à organização e licenciamento de campos de férias para associações, grupos e instituições.

  • Caminhada desde o Mosteiro de Vila Boa do Bispo até ao Mosteiro de Alpendorada assinala a chegada da Primavera no próximo dia 20 de Março.    

  • A 6.ª edição da Feira de Oportunidades do Marco de Canaveses mostrou, ao longo de três dias, as mais variadas opções de ensino secundário, superior e técnico-profissional.    

  • Oficinas de Natal 2017     Campo de Férias de Natal para crianças e jovens do concelho de Marco de Canaveses durante a interrupção letiva do Natal

  • A magia do natal no Caerus À semelhança dos últimos anos, o Caerus voltou a organizar e dinamizar um Campo de Férias na interrupção letiva do Natal, dirigido a crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos de idade. Os campos de férias do Caerus fazem parte do plano de ação do programa CLDS 3G e respondem à necessidade identificada no nosso território de atividades de ocupação dos tempos livres para crianças e jovens, especialmente nos períodos de interrupção letiva. Desde 2009 que o Caerus -projecto oportunidade- e a Câmara Municipal de Marco de Canaveses…

  • Caerus promove Sessão de Esclarecimento sobre apoios à integração profissional No passado dia 19 de dezembro, o Caerus – CLDS 3G Marco de Canaveses promoveu uma sessão de esclarecimento sobre apoios à integração profissional, destinada a pessoas com deficiência e incapacidade do concelho, em parceria com o IEFP, IP, com a Cercimarante e com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses. A sessão teve como objetivo aproximar os desempregados ao mercado de trabalho e contou com a presença de cerca de 20 pessoas. O IEFP, IP apresentou as medidas ativas de emprego adequadas ao perfil dos desempregados e a Cercimarante…

  • As crianças e jovens do Marco têm direito a férias! Crianças e jovens do Marco de Canaveses participaram num Campo de Férias em que os seus direitos foram a prioridade. Tenho direito aos direitos humanos, tenho direito a jogar, tenho direito a conhecer as minhas tradições, tenho direito a conhecer o mundo, tenho direito a brincar, tenho direito a divertir-me, tenho direito a conhecer a terra onde vivo, tenho direito a aprender ciência, tenho direito ao desporto, tenho direito a ser protegido, tenho direito a experimentar coisas novas, tenho direito à liberdade foram os temas das oficinas desenvolvidas para as…

  • Fundação EDP certifica escolas marcoenses como Escolas Solidárias no ano letivo 2016/17. Num total de 433 escolas a concurso no contexto nacional, as 3 escolas marcoenses mereceram o reconhecimento da Fundação EDP e estão entre 139 Escolas Solidárias do país, disputando, agora, as Distinções a atribuir pelo júri no âmbito do Encontro Nacional Escolas Solidárias. O Caerus – Projecto Oportunidade desenvolveu ao longo do presente ano letivo programas de trabalho com as escolas secundárias e profissionais do concelho de Marco de Canaveses, procurando, desta forma, promover as competências empreendedoras dos jovens alunos do concelho. No presente ano letivo estes programas…

  • Oficina da Páscoa Caerus 2017  

      O Caerus – CLDS3G desenvolveu um Programa de Ocupação dos Tempos Livres para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade na interrupção letiva da Páscoa

  • Fundação EDP certifica escolas marcoenses como Escolas Solidárias no ano letivo 2016/17 Num total de 433 escolas a concurso no contexto nacional, as 3 escolas marcoenses mereceram o reconhecimento da Fundação EDP e estão entre 139 Escolas Solidárias do país, disputando, agora, as Distinções a atribuir pelo júri no âmbito do Encontro Nacional Escolas Solidárias.

  • I Seminário Citrus Douro I Seminário CITRUS DOURO Seminário sobre o potencial da fileira dos citrinos na região da Pala decorreu no dia 6 de Maio na Casa da Lavand’eira, Baião, contando com mais de 100 participantes.

  • Rede Tâmega Sousa Empreendedor apoia beneficiários Caerus O Dr. Paulo Dinis, Presidente da Direção Executiva do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, foi o representante escolhido pela Rede Tâmega Sousa Empreendedor para sessão de trabalho com formandos do programa de desenvolvimento de ideias do Caerus.

  • Oficina de Expressão Artística para jovens na casa Caerus   O Projecto Caerus desenvolveu uma Oficina de expressão artística com 15 jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos de idade.

  • Caerus leva alunos marcoenses à Mostra da UP Mostra UP 2017 Os estudantes do 12º ano de escolaridade das Escolas Secundárias do Marco de Canaveses visitaram nos dias 20 e 21 de abril a Mostra da UP no Porto, num esforço conjunto do Caerus, Câmara Municipal e Agrupamentos de Escolas de Marco de Canaveses Nº1 e Alpendorada.

  • Confraria do Granito dinamiza Tertúlia sobre Empregabilidade A Confraria do Granito, com o apoio do Caerus – CLDS 3G Marco de Canaveses e do IEFP, IP, vai realizar uma tertúlia subordinada ao tema da Empregabilidade no próximo dia 19 de maio, às 20 horas, no Centro Social e Paroquial da Vila de Alpendorada. Esta tertúlia tem como objetivo aproximar jovens e empresários das áreas da extração, comercialização e transformação do granito, com o intuito de facilitar a empregabilidade territorial, adequando os recursos disponíveis de mão-de-obra e serviços às necessidades das empresas. A iniciativa é aberta à comunidade, estando sujeita a…

  • 7ª Edição da Feira de Oportunidades aproxima jovens a oportunidades de excelência   A 7.ª edição da Feira de Oportunidades do Marco de Canaveses regressa ao Marco Fórum XXI entre 28 e 30 de março e reúne, no mesmo espaço, jovens, empresas, instituições e oportunidades de formação em diferentes áreas.

  • 7.ª Edição da Feira de Oportunidades aproxima jovens a oportunidades de excelência A 7.ª edição da Feira de Oportunidades do Marco de Canaveses regressa ao Marco Fórum XXI entre 28 e 30 de março e reúne, no mesmo espaço, jovens, empresas, instituições e oportunidades de formação em diferentes áreas   A Feira de Oportunidades – Feira de Emprego, Formação, Qualificação e Empreendedorismo procura ajudar os jovens a traçar um rumo para a seu futuro, focando-se na divulgação de oportunidades de formação, permitindo-lhes inteirar-se sobre uma vasta oferta em diferentes áreas e delinear estratégias de emprego e formação.  Os visitantes, para…

  • Oficina de Carnaval Caerus 2017     O Caerus – CLDS3G desenvolveu um Programa de Ocupação dos Tempos Livres para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade na interrupção letiva do Carnaval.

  • Programa COOPJOVEM apresentado em Marco de Canaveses no próximo dia 17 de Janeiro Programa de apoio ao empreendedorismo cooperativo prevê financiamento de novas cooperativas e será apresentado no Espaço Municipal da Juventude de Marco de Canaveses no próximo dia 17 de janeiro às 10h. O Caerus – Projecto Oportunidade em parceria com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) vai organizar uma sessão de divulgação do programa COOPJOVEM no Espaço Municipal de Marco de Canaveses no próximo dia 17 de janeiro às 10 horas. Esta sessão terá como propósito promover…

  • O Caerus é um projeto para promover o emprego, auxiliar as famílias nos seus desafios e dinamizar a comunidade. “Queremos ampliar boas práticas, experiências, potencialidades do território marcoense”. Na área do emprego, em estreita parceria com o IEFP, I.P., destacamos o apoio personalizado à procura de emprego, a abordagem ao mercado de trabalho, a realização de Curriculum Vitae, o enquadramento de medidas ativas de emprego, o encaminhamento para formação profissional e o apoio à criação do próprio emprego. Em 2016, qualificaram-se 11 adultos com o 12º ano, estando já a funcionar novas turmas. Estabeleceram-se contactos com empresas, entidades, instituições tendo…

  • “Tardes em Convívio” no Castelinho proporcionam encontro interinstitucional com Concerto da Banda Marcial da Guarda Nacional Republicana. Santuário da Irmandade da Nossa Senhora da Natividade do Castelinho recebe a Banda Marcial da Guarda Nacional Republicana para uma tarde de convívio aberto a toda a comunidade. Dia 9 de Setembro de 2016, realiza-se um encontro insterinstitucional no Castelinho - Marco de Canaveses (Rosém Avessadas).    Este encontro institucional pretende proporcionar uma "Tarde em Convívio" entre instituições do Marco de Canaveses, Baião, Penafiel e Paredes, animado por uma atuação da Banda Marcial da GNR - Guarda Nacional Republicana do Porto, pelas 14 horas, com o apoio…

  • Câmara Municipal de Marco de Canaveses apoia Campo de Férias de Verão A Câmara Municipal apoia organização de Campo de Férias de Verão, no âmbito da Rede Concelhia de Intervenção Parental, numa resposta às necessidades apresentadas pela Rede Social e também com o objetivo de partilhar boas práticas de desenvolvimento de respostas sociais adequadas e sustentáveis no futuro, possibilitando uma maior participação de crianças e jovens.   O CLDS[3G] de Marco de Canaveses-Caerus-projecto oportunidade-, coordenado localmente pela Fundação Santo António, organiza Campo de Férias em parceria com a Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada e, como referido anteriormente,…

  • Ação de Informação e Sensibilização sobre COMO ENFRENTAR DIFICULDADES FINANCEIRAS NOS DIAS DE HOJE? No dia 19 de maio estiveram presentes no Auditório Municipal aproximadamente 100 pessoas a assistir a uma ação de informação e sensibilização subordinada ao tema “Como enfrentar dificuldades financeiras nos dias de hoje?”, organizada conjuntamente pelo projecto Caerus, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, o Gabinete de Apoio ao Consumidor do município e a DECO- Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.  A sessão foi dinamizada pela Dra. Ana Passos, economista da DECO, e o tema central foi “Princípios Básicos da Gestão do Orçamento Familiar”.…

  • Feira de Oportunidades reuniu um milhar de alunos A 6.ª edição da Feira de Oportunidades do Marco de Canaveses mostrou, ao longo de três dias, as mais variadas opções de ensino secundário, superior e técnico-profissional. Num ambiente educativo, a feira recebeu cerca de mil visitantes, entre adolescentes, jovens, encarregados de educação e profissionais ligados à formação, qualificação e ao universo do mercado de trabalho. A Feira de Oportunidades foi ainda palco de vários colóquios e palestras, focados em questões associados aos percursos de formação e a saídas profissionais. Temas como “Agir na Europa – Intercâmbios Juventude”, “Carreiras Militares: uma opção,…

  • 6.º edição da Feira de Oportunidades. O Marco de Canaveses volta a receber a visita e exposição de escolas, escolas profissionais, universidades e entidades de ensino e formação variadas na Feira de Oportunidades. A 6.ª edição da Feira de Oportunidades realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de abril, no Marco Fórum XXI. Estão esperadas mais de 30 entidades de ensino e formação nesta iniciativa do Contrato Local de Desenvolvimento Social – Caerus, promovido pela Fundação Santo António, em parceria com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses.   A Feira de Oportunidades é uma iniciativa concelhia que reúne escolas…

  • Ação de Informação e Sensibilização sobre Burlas a Idosos em Alpendorada. No dia 12 de abril, a Secção de Programas Especiais da GNR dinamizou uma ação de informação e sensibilização sobre Burlas a Idosos no Centro Social e Paroquial da Vila de Alpendorada. Tratou-se de uma iniciativa organizada e promovida conjuntamente pela Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão e pelo Projecto Caerus, para alertar e sensibilizar a população para problemáticas relacionadas com a pobreza e exclusão social enquanto violação dos Direitos Humanos. A ação teve como público alvo idosos e a população em geral. Nesta ação estiveram presentes…

  • Dois Rios e Dois Mosteiros voltaram a assinalar a Primavera A meteorologia ameaçou cancelar o evento, mas a vontade dos caminheiros e da organização foi maior e, depois do café tradicional, foram vinte e cinco os participantes que se fizeram ao caminho.   A caminhada do Equinócio voltou a decorrer na PR2 Dois Rios Dois Mosteiros, ligando o Mosteiro de Vila Boa do Bispo ao Mosteiro de Alpendorada, passando pelo Castro de Arados na interceção das freguesias de Bem Viver e Alpendorada, Várzea e Torrão. A caminhada procurou promover o património natural e histórico da região e ainda a partilha…

  • Encontro Rede de Proximidade das IPSS de Baião e de Marco de Canaveses realizou-se na Fundação Santo António. Realizou-se dia 6 de abril, na Fundação Santo António, um encontro entre as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social dos concelhos do Marco de Canaveses e de Baião, promovido pela UDIPSS - Porto – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social.   O objetivo deste encontro foi o de promover a criação de uma rede entre as IPSS dos concelhos, constituindo-se um espaço de partilha de conhecimento, de informação e de expectativas entre as instituições. Este encontro marcou a vida…

  • Jovens e crianças continuam a usufruir de atividades lúdicas, divertidas e pedagógicas nas Oficinas Educação e Participação A Páscoa de 2016 teve um sabor mais doce e colorido para as 46 crianças e jovens que participaram no programa de férias Oficina Educação e Participação desenvolvido pelo Caerus – projecto oportunidade no âmbito da Rede Concelhia de Intervenção Parental .   O número de crianças e jovens a participar no programa de ocupação dos tempos livres não para de crescer. Este programa, especialmente dedicado à temática da intergeracionalidade, ofereceu atividades múltiplas de partilha de experiências entre crianças, jovens e idosos, envolvendo…

  • Caerus vai apoiar instituições na organização de campos de férias. O Caerus - Projecto Oportunidade tem previstas ações no âmbito do apoio técnico à organização e licenciamento de campos de férias para associações, grupos e instituições. No âmbito da organização e licenciamento de campos de férias, o Caerus agendou uma reunião de trabalho para as instituições interessadas para o próximo dia 17 de março, às 18 horas, na Casa Caerus. Trata-se de uma iniciativa que visa partilhar informação acerca do processo de licenciamento e organização de campos de férias em articulação institucional e territorial. Para mais informações acerca desta iniciativa pode contactar…

  • Já é possível “tirar” o 12º ano no Marco de Canaveses Formação de adultos em Marco de Canaveses Dois grupos de adultos iniciaram o seu percurso de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, de nível secundário no nosso concelho, através de uma parceria estabelecida entre o Caerus – CLDS3G e o CQEP - Centro de Qualificação e Educação Profissional de Pinheiro.   A sessão de apresentação do processo RVCC de nível secundário decorreu no dia 1 de fevereiro, pelas 20horas, na Casa Caerus e contou com a presença de 34 candidatos. O processo destina-se a adultos que não tiveram a…

  • Oficinas Educação e Participação arrancam com atividades de Natal. 20 crianças participaram em atividades lúdicas, loucas e divertidas durante as Férias Letivas de Natal na Oficina Educação e Participação desenvolvida pelo Caerus – projecto oportunidade. O Caerus desenvolveu um programa de ocupação dos tempos livres para 20 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de idade na interrupção letiva do Natal. As atividades decorreram na Casa Caerus de 18 a 30 de dezembro. A colaboração de algumas entidades locais parceiras, nomeadamente estabelecimentos de ensino e equipas RSI, foi fundamental para a constituição do grupo, dado o…

  • Beneficiários de Rendimento Social de Inserção integram Atividades Socialmente Úteis. O município de Marco de Canaveses está a desenvolver atividades socialmente úteis com beneficiários de rendimento social de inserção, os quais consistem na participação destes beneficiários em atividades sociais da comunidade. A Junta de Freguesia de Constance iniciou duas Atividades Socialmente Úteis no passado dia 5 de janeiro com a assinatura de duas Cartas de Compromisso, permitindo a colaboração de desempregados, beneficiários de RSI, em atividades de apoio nas EB1 e JI do Outeiro e do Ladário. As atividades socialmente úteis são atividades voluntárias, realizadas por beneficiários de RSI, em…

Go to top