Oficina da Páscoa Caerus 2017

 

 

O Caerus – CLDS3G desenvolveu um Programa de Ocupação dos Tempos Livres para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade na interrupção letiva da Páscoa

As atividades decorreram na Casa Caerus entre os dias 6 a 13 de abril. Foram desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas, culturais e desportivas, bem como atividades de expressão plástica e diferentes dinâmicas de grupo. A participação neste tipo de oficinas representa para cada uma destas crianças uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e de aprendizagem. Em todas as atividades, as crianças puderam brincar, descobrir, aprender, jogar, expressar, crescer, sendo que a temática central e orientadora das atividades é a Educação para os Direitos Humanos.

As crianças frequentaram da parte da manhã as Piscinas Municipais de Marco de Canaveses. No penúltimo dia visitaram o Lugar dos Afetos, onde as crianças poderam participar num conjunto de atividades relacionadas com os afetos, nomeadamente jogaram o jogo do Gostarzinho em tamanho gigante. No último dia das Oficinas as crianças visualizaram o filme "Alice no país das maravilhas".

A colaboração de algumas entidades locais parceiras, nomeadamente estabelecimentos de ensino e equipas RSI é fundamental para a constituição do grupo, dado o número limitado de vagas.

As Oficinas de Páscoa inserem-se no eixo 2- Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil- no âmbito das Oficinas Educação e Participação que visam o desenvolvimento de estratégias direcionadas para as crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social, numa perspetiva holística e de envolvimento comunitário, nomeadamente ao nível da promoção da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

 

Esta atividade é cofinanciada pelo POISE, PORTUGAL 2020 e FUNDO SOCIAL EUROPEU.

 

 

Go to top