Oficina de Carnaval Caerus 2017

 

 

O Caerus – CLDS3G desenvolveu um Programa de Ocupação dos Tempos Livres para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade na interrupção letiva do Carnaval.

Um grupo de 18 crianças participou nas oficinas de Carnaval promovidas pelo Caerus CLDS 3G nos dias 27 de fevereiro e 1 de março.

Foram desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas, bem como atividades de expressão plástica e dramática. No dia 27 de fevereiro o Caerus marcou pela diferença, tendo como ideia inicial um desfile carnavalesco pela cidade que, foi substituído devido ao mau tempo por visitas a 4 Instituições do concelho, nomeadamente: Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Junta de freguesia do Marco, Lar Rainha Santa Isabel e Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses. Nestas visitas as crianças das oficinas de Carnaval e os jovens das oficinas de Expressão Artística cantaram um tema original “Caerus em Festa”, baseando-se em duas canções da Carmen Miranda. Esta atividade serviu também para mostrar o trabalho realizado nas oficinas, através de um adereço carnavalesco criado por eles próprios (chapéu abstrato). No final entregaram o calendário Caerus 2017 ilustrado pelas crianças participantes nas oficinas de Natal.

A colaboração de entidades locais (Núcleo Local de Inserção; Agrupamento de Escolas) continua a ser fundamental para a constituição dos grupos, dado o número limitado de vagas.

Neste momento o Caerus já se encontra a preparar as Oficinas da Páscoa que vão realizar-se de 5 a 13 de abril.

 

As Oficinas de Carnaval inserem-se no eixo 2- Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil- no âmbito das Oficinas Educação e Participação que visam o desenvolvimento de estratégias direcionadas para as crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social, numa perspetiva holística e de envolvimento comunitário, nomeadamente ao nível da promoção da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

Esta atividade é cofinanciada pelo POISE, PORTUGAL 2020 e FUNDO SOCIAL EUROPEU.

Go to top