Oficinas de Natal 2017

 

 

Campo de Férias de Natal para crianças e jovens do concelho de Marco de Canaveses durante a interrupção letiva do Natal

À semelhança dos últimos anos, o Caerus voltou a organizar e dinamizar um Campo de Férias na interrupção letiva do Natal, dirigido a crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos de idade.

Os campos de férias do Caerus fazem parte do plano de ação do programa CLDS 3G e respondem à necessidade identificada no nosso território de atividades de ocupação dos tempos livres para crianças e jovens, especialmente nos períodos de interrupção letiva.

Desde 2009 que o Caerus -projecto oportunidade- e a Câmara Municipal de Marco de Canaveses têm apoiado o desenvolvimento de programas de férias no concelho.

As Oficinas de Natal decorreram na semana de 18 a 22 de dezembro entre as 9:00h as 17:30h e contaram com a participação de 16 crianças. No dia 28 de dezembro realizou-se uma saída ao Porto, com o apoio da Câmara Municipal, tendo participado um total de 45 crianças e adolescentes. 

As crianças que integraram estas atividades são oriundas de todo o concelho, nomeadamente das freguesias de Várzea Aliviada e Folhada, Vila Boa de Quires e Maureles, Avessadas e Rosém, Marco (Fornos, Freita, Tuías, Freixo, Rio de Galinhas), Paredes de Viadores e Manhuncelos, Soalhães, Sobretâmega, Santo Isidoro e Livração e Vila Boa do Bispo.

A colaboração das entidades que constituem o grupo de trabalho da Rede Concelhia de Intervenção Familiar e Parental, nomeadamente Estabelecimentos de Ensino e equipas RSI, foi fundamental para a constituição do grupo, dado o número limitado de vagas.

Nas Oficinas de Natal realizaram-se atividades de leitura (Horo do Conto), expressão plástica e corporal, desportivas (natação), culinária e duas idas ao cinema. Com a colaboração do Núcleo de Penafiel da Associação Portuguesa de Reiki (APR) as crianças usufruíram ainda de uma experiência diferente: sessão de Reiki para crianças.

As atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas tiveram como principal finalidade promover a inclusão social, estimular as relações sociais e ainda permitir o desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo. Também se pretendeu estimular o gosto por atividades de caráter social e cultural, nomeadamente com a visita a outros locais fora do concelho. As atividades desenvolvidas tiveram como temática central os Direitos Humanos.

Para que fosse possível a concretização integral da planificação, o apoio de alguns parceiros locais, nomeadamente a Câmara Municipal, foi fundamental, permitindo o acesso às piscinas municipais e a disponibilidade de transporte para as saídas ao exterior.

Relativamente aos Campos de Férias de Verão, o programa já se encontra a ser trabalhado e haverá algumas novidades ao nível das atividades, nomeadamente um intercâmbio internacional.

Estas atividades inserem-se no eixo 2- Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil- no âmbito das Oficinas Educação e Participação que visam o desenvolvimento de estratégias direcionadas para as crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social, numa perspetiva holística e de envolvimento comunitário, nomeadamente ao nível da promoção da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

Go to top