A meteorologia ameaçou cancelar o evento, mas a vontade dos caminheiros e da organização foi maior e, depois do café tradicional, foram vinte e cinco os participantes que se fizeram ao caminho.

 

A caminhada do Equinócio voltou a decorrer na PR2 Dois Rios Dois Mosteiros, ligando o Mosteiro de Vila Boa do Bispo ao Mosteiro de Alpendorada, passando pelo Castro de Arados na interceção das freguesias de Bem Viver e Alpendorada, Várzea e Torrão.

A caminhada procurou promover o património natural e histórico da região e ainda a partilha de hábitos de vida saudáveis e amigos do ambiente. Para tal o início da caminhada foi antecedido por um tradicional café em panela de ferro e uma visita guiada à Igreja de Santa Maria de Vila Boa do Bispo, com enfoque nos detalhes românicos do edifício e a arte barroca recuperada após a intervenção no imóvel.

Iniciada a caminhada, com uma breve pausa na Igreja Matriz de Ariz para saborear o Biscoito Alto típico da região, não foram necessárias mais de três horas para o grupo chegar ao Mosteiro de Alpendorada já com o sol para o receber na localidade de Alpendorada.

A caminhada foi organizada pelo conjunto de parceiros responsáveis pela dinamização da PR2 Dois Rios Dois Mosteiros, nomeadamente a Fundação Santo António, a Associação de Amigos do Rio Ovelha, o Ginásio Clube de Alpendorada, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, da DESCOLA – Associação de Desporto, Cultura e Lazer, do Jornal A Verdade, da Rádio Marcoense e das Juntas de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Bem Viver e Vila Boa do Bispo.

Web (opcional) - indicar a página web onde se pode obter mais informação;

www.projectocaerus.org

www.doisriosdoismosteiros.blogspot.pt

Go to top