Jovens e crianças continuam a usufruir de atividades lúdicas, divertidas e pedagógicas nas Oficinas Educação e Participação

A Páscoa de 2016 teve um sabor mais doce e colorido para as 46 crianças e jovens que participaram no programa de férias Oficina Educação e Participação desenvolvido pelo Caerus – projecto oportunidade no âmbito da Rede Concelhia de Intervenção Parental .

 

O número de crianças e jovens a participar no programa de ocupação dos tempos livres não para de crescer. Este programa, especialmente dedicado à temática da intergeracionalidade, ofereceu atividades múltiplas de partilha de experiências entre crianças, jovens e idosos, envolvendo a nossa comunidade.

Destacam-se as atividades desenvolvidas com o Centro Social de Vila Boa de Quires e com os idosos do lar residencial da Fundação Santo António, designadamente oficina de Palha e Tradição, oficina de biscoitos e culinária, oficina de jogos de tabuleiro e oficina de jardinagem. Estas atividades promoveram o desenvolvimento de relações intergeracionais e a partilha de experiências de saberes.

O programa proporcionou ainda uma visita ao Museu de Serralves, uma caminhada pelo centro histórico do Porto com o apoio do Município de Marco de Canaveses, e finalizou numa aula livre de natação nas Piscinas Municipais.

Uma vez que as atividades da Oficina Educação e Participação tem como tema central a educação para os direitos humanos, o grupo definiu as suas regras de funcionamento, dando especial ênfase aos seus direitos e deveres.

A colaboração das entidades que constituem o grupo de trabalho da Rede de Intervenção Familiar, nomeadamente estabelecimentos de ensino e equipas RSI, foi fundamental para a constituição do grupo, dado o número limitado de vagas. A Equipa RSI da CerciMarco colaborou ainda com o transporte de crianças, permitindo a sua participação.

Estas atividades inserem-se no eixo 2- Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil- no âmbito das Oficinas Educação e Participação que visam o desenvolvimento de estratégias direcionadas para as crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social, numa perspetiva holística e de envolvimento comunitário, nomeadamente ao nível da promoção da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

A Oficina Educação e Participação continua para além das férias com a abertura ao público e com um programa de itinerância por todo o concelho.

 

www.projectocaerus.org

Go to top