Oficinas Educação e Participação arrancam com atividades de Natal.

20 crianças participaram em atividades lúdicas, loucas e divertidas durante as Férias Letivas de Natal na Oficina Educação e Participação desenvolvida pelo Caerus – projecto oportunidade.

O Caerus desenvolveu um programa de ocupação dos tempos livres para 20 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de idade na interrupção letiva do Natal. As atividades decorreram na Casa Caerus de 18 a 30 de dezembro. A colaboração de algumas entidades locais parceiras, nomeadamente estabelecimentos de ensino e equipas RSI, foi fundamental para a constituição do grupo, dado o número limitado de vagas. Para além da identificação do grupo, as entidades participaram igualmente no transporte de crianças, nomeadamente, a Equipa RSI da CerciMarco.

Foram desenvolvidas atividades lúdico pedagógicas, nomeadamente de expressão plástica e culinária, bem como diferentes dinâmicas de grupo, sendo que a temática central e orientadora das atividades é a Educação para os Direitos Humanos. A participação neste tipo de oficinas representa para cada uma destas crianças uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e aprendizagem.

O CLDS-3G de Marco de Canaveses, para além do objetivo de criar respostas de apoio à infância e juventude e, simultaneamente, de apoio à família, pretende também ativar parcerias locais, envolvendo-as na fase preparatória de planificação das atividades, e contribuir para a capacitação e autonomização das entidades/associações/instituições locais que manifestem interesse na organização e dinamização de programas de férias, através de apoio técnico ao nível da planificação e organização das atividades e da disponibilização de recursos materiais necessários ao desenvolvimento das mesmas.

 

Estas atividades inserem-se no eixo 2- Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil- no âmbito das Oficinas Educação e Participação que visam o desenvolvimento de estratégias direcionadas para as crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social, numa perspetiva holística e de envolvimento comunitário, nomeadamente ao nível da promoção da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

A Oficina Educação e Participação continua para além das férias com a abertura ao público e com um programa de itinerância por todo o concelho.

A iniciativa é gratuita e o acesso é livre, sendo desejável a confirmação de presença através do 255 511 278 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Go to top