O Caerus é um projeto para promover o emprego, auxiliar as famílias nos seus desafios e dinamizar a comunidade. “Queremos ampliar boas práticas, experiências, potencialidades do território marcoense”.

Na área do emprego, em estreita parceria com o IEFP, I.P., destacamos o apoio personalizado à procura de emprego, a abordagem ao mercado de trabalho, a realização de Curriculum Vitae, o enquadramento de medidas ativas de emprego, o encaminhamento para formação profissional e o apoio à criação do próprio emprego. Em 2016, qualificaram-se 11 adultos com o 12º ano, estando já a funcionar novas turmas. Estabeleceram-se contactos com empresas, entidades, instituições tendo resultado em 9 integrações profissionais. Realizou-se mais uma Feira de Oportunidades com mais de 1000 visitantes, uma exposição de orientação vocacional para alunos dos 9ºs e 12ºs anos, com 29 expositores. Os alunos a frequentar o ensino secundário integraram o Programa Escolas Solidárias da Fundação EDP, num esforço da iniciativa e da proatividade.

As famílias recebem um duplo apoio, por via da educação parental e por via do desenvolvimento de campos de férias e atividades para as suas crianças e jovens.

O nosso concelho encontra-se na dianteira da inovação social no que toca à intervenção familiar por meio do programa de educação parental “Mais Família, Mais Criança/ Mais Jovem”. Baseado no Programa “Incredible Years” da Dr.ª Carolyn Webster-Stratton, é reconhecido e estudado a nível internacional e baseia-se no conceito de Parentalidade Positiva e conta já com 39 famílias. Realizam-se ainda workshops pelas escolas, como forma de descentralizar a intervenção e abranger um maior número de pais.

Este ano o Campo de Férias de Verão distinguiu-se pelas parcerias que permitiram desenvolver as atividades para 70 crianças e jovens numa zona do concelho com menos respostas sociais, Várzea Aliviada e Folhada. Em tempo de aulas, continuamos a desenvolver atividades para crianças nas escolas e jardins de infância de todo o concelho, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas.

Somos uma comunidade mais forte depois de 5 processos de licenciamento de Campos de Férias, de 1 Formação Certificada para 11 Animadores de Campos de Férias, do apoio e colaboração a iniciativas como o VI Encontro Nacional de Mirtilos, o Letras de Barriga Cheia, as Tardes em Convívio, o Alzheimer e de todo o apoio à organização das associações locais.

A diversidade de atividades, a variedade de públicos – desempregados, jovens, pais e mães, crianças, associações, entidades, empresas - eleva muito o grau de exigência da nossa intervenção, o qual só conseguimos superar com a qualidade das parcerias estabelecidas no território e na região.

 

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Go to top