Como defender os Direitos Humanos junto dos nossos adolescentes?

E quando os adolescentes faltam às aulas? E quando os adolescentes chegam tarde a casa? Não cumprem horários? Não cumprem tarefas de casa como fazer a cama, arrumar as roupas ou arrumar a mesa? Falam com falta de respeito para com os professores ou pais? O que fazer para promover os Direitos Humanos junto destes jovens...que ainda são crianças?

O Caerus propõe ajudar a resolver estes problemas, em primeiro lugar, com os pais, através de um Programa de Educação Parental que promove e treina estratégias de disciplina POSITIVAS!

Quando as crianças começam a crescer, às vezes, os problemas crescem com elas. A desobediência, o insucesso escolar, a falta de respeito com os mais velhos, a violência entre pares, os comportamentos de risco (consumo de álcool, drogas, roubos...) também crescem com eles e tentar resolvê-los torna-se muito mais difícil.

Uma forma de tentar diminuir estes problemas é trabalhar com os pais, em primeiro lugar, dando-lhes poder para resolver as situações em casa, e de casa para a escola e para a comunidade. Empoderando-os. São estratégias de disciplina positiva como o elogio, a atenção positiva, as recompensas, os sistemas de pontos, as consequências para os maus comportamentos, as mensagens Eu, dar ordens e estabelecer limites que se treinam na tentativa de substituir outras estratégias mais comuns como a crítica, o bater, a humilhação, a ofensa pessoal, a ameaça, o gritar ou o insultar.

Esta alteração de comportamento - o uso de estratégias positivas em vez de estratégias punitivas- é difícil de alcançar, mas possível.

O Caerus tem conseguido resultados muito positivos com as famílias, principalmente quando estas se predispõem a participar num programa de 12 sessões consecutivas – 12 passos, em que cada uma destas estratégias é trabalhada de forma a potenciar a sua aplicação em casa.

O programa “Mais Família Mais Jovem” baseia-se no “Parentalidade sábia – um programa para os desafios da parentalidade de adolescentes” de Don Gordon, traduzido e adaptado na versão portuguesa por Maria Filomena Gaspar e Madalena Alarcão e Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Trabalhar com programas baseados em evidência e testados e acompanhados cientificamente são muito desafiantes para a equipa Caerus. Mas são uma mais valia para toda a comunidade.

Se estiver interessado em desafiar-se a si mesmo e a toda a sua família para esta viagem de 12 passos, pode obter mais informações através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 255 511 278, ou na nossa casa, junto aos CTT.

Go to top