A Oficina EXPLORA avança a toda a velocidade na Escola Secundária de Marco de Canaveses!

A Oficina EXPLORA avança a toda a velocidade na Escola Secundária de Marco de Canaveses!

Nos próximos dias 24, 27 e 31 de outubro e 3, 8 e 15 novembro, esta oficina será desenvolvida com os alunos do ensino profissional dos cursos de Técnico de Contabilidade, Técnico de Desporto, Técnico de
Multimédia e Técnico de Eletrónica, Automação e Computação.

O Explora é um programa de desenvolvimento de competências pessoais (autoconhecimento e conhecimento do grupo, autoestima e eficácia pessoal, comunicação e assertividade, gestão de emoções, resolução de problemas), indispensáveis à vida dos jovens e também à integração no mercado de trabalho. Por que os cursos profissionais têm uma carga horária muito exigente, o programa Explora foi adaptado a 2 sessões para responder especificamente à abordagem ao mercado de trabalho que estes jovens, futuros trabalhadores, devem começar a preparar.

O Caerus – CLDS4G, enquanto projeto de intervenção social com ações específicas na área do emprego é parceiro na educação dos jovens na prevenção do insucesso e abandono escolar e na promoção do emprego. Mas “como entusiasmar os jovens que têm o curto prazo como limite, para um projeto que equivale à construção das fundações de uma casa, que até pode vir a ser muito bonita, e explicar-lhe que a casa cairá se não tiver umas fundações sólidas, embora feias, quando eles estão a pensar em ter a casa despachada?” Esta metáfora ilustra a necessidade de trabalhar a dimensão projetiva e de futuro aos adolescentes. Considerando que muitos jovens gostariam de “saltar” a etapa da escola e passar logo para a etapa do trabalho, importa então ajudá-los e vislumbrar as etapas que se seguem, motivando-os para a construção dos “alicerces”.

EXPLORA – Oficina de desenvolvimento insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.

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