Academia de pais 6.0 prestes a arrancar no Agrupamento de Escolas de Sande

Academia de pais 6.0 prestes a arrancar no Agrupamento de Escolas de Sande

À medida que os nossos filhos crescem, crescem também os nossos medos e receios! Eles enfrentam um forte período de mudanças e descoberta, e nós enfrentamos dúvidas sobre como lidar com essas mudanças e sobre como continuar a fazer parte das suas vidas!

A Academia de Pais é uma atividade que promove competências parentais positivas que reduzem os riscos para problemas de comportamento promovendo a proteção dos adolescentes; diminui fatores de risco como conflitos familiares, desobediência, influencia de pares, entre outros e aumenta fatores de proteção como o vínculo familiar, competências para a relação pais-filho, comunicação.

Em cada sessão os pais, encarregados de educação e cuidadores, trabalham e treinam várias estratégias para lidar com situações problema. Cada sessão é avaliada, por forma a pais e educadores parentais tomarem consciência da aquisição das estratégias e do que dificulta/ facilita em cada um a sua aplicação.
Esta experiência é vivida num ambiente de apoio, respeito e confidencialidade.

O Agrupamento de Escolas Sande promove com o Caerus-CLDS4G Academia de Pais 6.0, um programa baseado no “Parentalidade sábia – um programa para os desafios da parentalidade de adolescentes” de Don Gordon, traduzido e adaptado por Maria Filomena Gaspar e Madalena Alarcão e Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A primeira sessão realiza-se dia 25 de outubro, pelas 14h30, na sede do Agrupamento de Escolas de Sande. Quer mais informações? Contacte-nos através de 255 511 278/ 926106785/ 926106967/ 926106876.

O Programa de Educação Parental insere-se na atividade 8 do Plano de Ação do CLDS4G: apoiar processos de qualificação familiar dos agregados familiares, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise, ou seja, através de programas de competências parentais, baseado em evidências (+família+criança+jovem), e de ações de acompanhamento, monitorização das estratégias parentais desenvolvidas e de mediação e intervenção em situação de crise, em articulação com as equipas de intervenção social, prevenindo sobreposição de respostas, e prevenindo estigmatização dos públicos através do desenvolvimento de ações na comunidade (escolas).

Juntos somos uma comunidade mais forte!

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