Alunos do Ensino Secundário reunidos no T-Creativity Camp com muitas ideias para mudar o mundo

Alunos do Ensino Secundário reunidos no T-Creativity Camp com muitas ideias para mudar o mundo

Foram dois dias e meio de muito trabalho sobre participação e criatividade, para procurar soluções para mudar o mundo. E encontraram algumas. No T-Creativity Camp, estes 30 alunos, divididos em 8 equipas, investigaram e propuseram soluções para problemas como violência de género, desigualdade social no mercado de trabalho e novas oportunidades de emprego, desperdício alimentar, falta de literacia infantil, caça ilegal e comércio de animais selvagens, assédio sexual virtual, racismo.

O programa explorou, de forma criativa e participativa, o autoconhecimento, o impacto social e os diferentes papéis no trabalho de equipa. Na fase de incubação, as equipas debruçaram-se sobre o problema e a criação de valor para a sociedade, o mapa de empatia do público-alvo, a validação e a análise do problema e o brainstorming sobre ideação. Trabalharam ainda sobre avaliação e diferenciação – o grau de inovação e valor acrescentado, impact Ladder, prototipagem e processos de comunicação interna e externa.

Os resultados deste trabalho foram apresentados a uma equipa de opinião e a uma plateia de representantes da comunidade do Marco de Canaveses, na sessão que contou com a abertura do Vereador do Desenvolvimento económico da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Nuno Pinto. As equipas comunicaram através de pitch (apresentação de uma ideia em 3 minutos), o que em si constituiu um dos maiores desafios para estes alunos.

Este modelo de formação intensiva é por vezes acompanhado de altas expectativas, mas mediante os resultados iniciais da avaliação da atividade, pode já afirmar-se que os objetivos foram amplamente atingidos.

De realçar que os alunos do 12º ano do ensino secundário, são os que tiveram praticamente dois anos de formação em contexto de pandemia, com recurso ao ensino on-line. Demonstraram menos competências sociais do que seria expectável para alunos deste nível de ensino, fator que acrescentou graus de dificuldade à sua participação na atividade, mas qua ainda a valorizou mais.

Um agradecimento à equipa de opinião constituída pelo Presidente da Direção da FSA, Manuel António Teixeira, pelo Diretor do Serviço de Emprego do Tâmega e Sousa do IEFP, Cândido Zoio, pelo Técnico de Desenvolvimento Local da DOLMEN, Manuel Oliveira; pela representante do MarcoInvest – Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Anabela Queirós e pela Coordenadora do Jovens Empreendedores de Amarante, Ana Luísa Oliveira. O agradecimento e reconhecimento estende-se aos representantes da comunidade que acompanharam esta sessão, valorizando o investimento dos alunos, designadamente, à Presidente da Junta de Freguesia Várzea Aliviada e Folhada, Maria José Cerqueira, ao representante da Junta de Freguesia do Marco, João David,  ao Diretor do Agrupamento de Escolas Carmen Miranda, António Ribeiro, à Diretora da EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura, Laura Dinis, à Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Alpendorada, Luísa Cardoso, à Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas Nº1 do Marco de Canaveses, Marta Vanzeller, ao adjunto da Direção do Agrupamento de Escolas de Sande, Filipe Machado, à Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sande, Benedita Carneiro, à representante da CESAE – Marco de Canaveses, Ema Cordeiro, à representante da MultiformActiva, Helena Madureira, à Presidente da APEE de Rio de Galinhas, Susana Monteiro e  ao presidente da APEE de Constance, Leandro Queirós.

Este workshop insere-se na atividade 7 do Plano de Ação do CLDS4G: Desenvolver ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário, numa perspetiva de reforço da iniciativa, da inovação, da criatividade, do gosto pelo risco e que constituam uma primeira abordagem à atividade empresarial.

Juntos somos uma comunidade mais forte!