Desde 2021 foram desenvolvidos vários programas de Educação Parental bem como variadas atividades de empoderamento pessoal e familiar. A participação de pais e encarregados de educação merece uma grande valorização, quer pelo “esforço” pela procura de soluções para os desafios familiares através destas metodologias, quer pelas exigências da conciliação entre vida familiar e emprego.
Por estes motivos, e pelo fim do ciclo de financiamento que determina o término das atividades do CLDS4G, considerou-se importante celebrar este ciclo com uma atividade diferente: uma visita à cidade do Porto.
Para além da participação nos programas de capacitação parental, os pais e encarregados de educação participaram ainda em sessões de follow-up sobre Internet e telemóvel; Ansiedade e depressão nas crianças; Enurese noturna; Relações Românticas; Conflitos na relação conjugal.
As atividades de capacitação familiar contaram com a parceria privilegiada dos SPO do Agrupamentos de Escolas de Sande e o Agrupamento de Escolas Carmen Miranda.
O Programa de Educação Parental insere-se na atividade 8 do Plano de Ação do CLDS4G: apoiar processos de qualificação familiar dos agregados familiares rendimentos com crianças, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise, ou seja, através de programas de competências parentais, baseado em evidências (+família+criança+jovem), e de ações de acompanhamento, monitorização das estratégias parentais desenvolvidas e de mediação e intervenção em situação de crise, em articulação com as equipas de intervenção social, prevenindo sobreposição de respostas, e prevenindo estigmatização dos públicos através do desenvolvimento de ações na comunidade (escolas).