As Oficinas de Páscoa 2022 trouxeram liberdade a 25 crianças e jovens marcuenses

As Oficinas de Páscoa 2022 trouxeram liberdade a 25 crianças e jovens marcuenses

A pensar nos mais novos e na forma de ocupar os seus tempos livres na interrupção letiva da Páscoa, o Caerus CLDS4G preparou um conjunto de atividades para os dias 11, 12 e 13 de abril.

O primeiro dia foi dedicado à expressão plástica, onde foram necessárias doses extras de energia para pintar, recortar, colar e desenhar. As histórias para esta atividade foram contadas com lápis, lápis de cor, berlindes e tesouras.
O segundo dia mostrou a alegria de ser criança, com a Caça ao Ovo e os jogos de cooperação. As crianças voltaram a sentir liberdade e segurança para correr, explorar e decifrar enigmas, num ambiente de diversão e união!
No terceiro dia deu-se voz aos jovens com um tema atual, que infelizmente marca presença na fase da adolescência. A violência no namoro obriga a um exigente e estimulante trabalho de prevenção e sensibilização, passando pelos nossos jovens, família e escola, como promotor de uma cultura de igualdade e não-violência e dos direitos humanos.

As Oficinas da Páscoa promoveram o brincar ao ar livre, o que proporciona à criança uma variedade de situações em que terá autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender com eles, e, dessa forma, chegar à vida adulta mais confiante e resiliente, capaz de lidar com as adversidades da vida. Torna-as mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes. Trouxeram uma bagagem de novas aprendizagens e diversão às nossas crianças e jovens, com vários saberes e sabores a emergirem dia a dia.

Esta iniciativa insere-se na atividade 10 do Plano de Ação do CLDS4G: promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, nomeadamente através da participação destes em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena mediante oficinas criativas de desenvolvimento e participação, a decorrer no período letivo e não letivo (identificar áreas de interesse e necessidades do público referido e programar atividades de desenvolvimento em participação).

Juntos somos uma comunidade mais forte!

#CLDS
#oficinaspascoa
#violencianamoro
#crianças
#jovens