Caerus – CLDS4G levou o empreendedorismo a alunos da Escola Secundária de Alpendorada

Caerus – CLDS4G levou o empreendedorismo a alunos da Escola Secundária de Alpendorada

Nos dias 9 e 10 de novembro o Caerus – CLDs4G dinamizou dois workshops sobre empreendedorismo jovem para alunos dos 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Alpendorada.

O objetivo da iniciativa foi fomentar as competências empreendedoras na comunidade escolar do ensino secundário, através de atividades promotoras do desenvolvimento do gosto pelo risco, da inovação e da criatividade.

Numa jornada criativa, dinâmica e participada de 3 horas, os alunos construíram respostas a questões como “Mas o que é empreendedorismo? Como surgem os empreendedores? Nasce-se empreendedor ou cada um de nós pode tornar-se num empreendedor? E se o indivíduo se pode tornar num empreendedor, de que forma isso acontece? Ser empresário é ser empreendedor? Quais os obstáculos existentes? Que entidades e atores têm um papel relevante no alcance deste objetivo?”

O workshop revelou-se, também, importante para a tomada de consciência de que ser empreendedor não é apenas ser criador do seu próprio emprego, mas, acima de tudo, ser autor da sua própria vida e mobilizador da vida em sociedade. Disseminar a cultura empreendedora, dotando os alunos de ferramentas essenciais para serem bem-sucedidos na vida pessoal, social e profissional, foi, pois, um dos principais objetivos destes workshops.

A atividade teve um retorno muito positivo em termos de avaliação por parte dos participantes, os quais apontaram como ponto muito relevante a possibilidade de serem eles próprios os atores principais das dinâmicas e de poderem partilhar e apresentar as ideias em grupo.

Esta atividade enquadra-se no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, Portaria nº 229 /2018, alínea d) do Artigo 6º, “Desenvolver ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário, numa perspetiva de reforço da iniciativa, da inovação, da criatividade, do gosto pelo risco e que constituam uma primeira abordagem à atividade empresarial”.

#CLDS
#empreendedoirsmonoensinosecundário
#jovens
#empreendedorismo
#competências empreendedoras