O Caerus concluiu o Programa de Competências Pessoais e Sociais desenvolvido durante o ano letivo 2020/2021 na EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses.
Foi nos dias 7 e 14 de junho que os alunos do 1º e 2º ano do CEF, respetivamente, viram concluído o programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais que os acompanhou durante o corrente ano letivo.
Esta iniciativa contou com a participação de mais de duas dezenas de alunos e teve como objetivos: promover o conhecimento de si e do grupo; desenvolver competências de resolução de problemas; desenvolver a capacidade de reconhecer e lidar com os sentimentos do próprio e dos outros; desenvolver competências de comunicação e assertividade; e desenvolver competências socioprofissionais e de aproximação ao mercado de trabalho.
O programa foi estruturado de forma a trabalhar competências em três dimensões: competências pessoais, sociais e profissionais. Cada dimensão conteve diferentes unidades com objetivos específicos a alcançar. Nas dimensões pessoais e sociais, no total, trabalhou-se cinco diferentes unidades, nomeadamente, o autoconhecimento e conhecimento do grupo; comunicação e assertividade; gestão de emoções; resolução de problemas; e autoestima e eficácia pessoal. Nas dimensões profissionais trabalhou-se uma unidade, nomeadamente, o plano de procura de emprego, apenas com os alunos do 2º ano das turmas CEF.
A metodologia utilizada assentou, em todos os momentos, na educação não formal, envolvendo a utilização de técnicas e dinâmicas ativas, no sentido de reforçar a motivação e participação dos jovens. Ao longo das 12 e 14 sessões para o 1º e 2º ano do CEF respetivamente, os jovens mostraram-se cada vez mais empenhados nas tarefas desenvolvidas, reconhecendo a importância das competências trabalhadas para o seu desenvolvimento pessoal e social. Uma vez mais, reforçou-se a ideia de que a aplicação deste programa, foi a melhor estratégia para prevenir o abandono e favorecer quer a conclusão do ensino obrigatório, quer a integração no mercado de trabalho.
De salientar que a adolescência é a fase em que os jovens enfrentam um conjunto de novos papéis, e ao mesmo tempo, necessitam de rejeitar ou modificar papéis anteriormente adquiridos. O desenvolvimento social e pessoal é tão importante como o desenvolvimento académico e, como tal, mudanças no comportamento pessoal irão afetar positivamente o desempenho escolar.
O programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissional, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.
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