Só porque alguém tem uma incapacidade ou uma deficiência, não significa que deva ser excluído dos processos de recrutamento. Com o apoio certo, e de resto tal como todas as outras pessoas, as pessoas com deficiência e incapacidade adaptam-se às exigências das funções profissionais que são chamadas a desempenhar.
A legislação concede às entidades empregadoras a responsabilidade de adequar e adaptar os postos de trabalho, em caso de contratação de trabalhadores com limitações. Para o efeito, o Instituto de Emprego e Formação Profissional disponibiliza um conjunto de medidas de apoio no âmbito da contratação e integração profissional, que apoiam as entidades empregadoras nestes processos.
É neste seguimento que o Caerus vai promover no próximo dia 25 de julho, pelas 10 horas, no MarcoInvest, a sessão “Reabilitação Profissional – Apoios à Contratação e à Integração no Mercado de Trabalho de pessoas com deficiência e incapacidade”, dirigida às entidades empregadoras locais.
A iniciativa vai contar com a participação do IEFP, IP – Centro de Emprego do Tâmega e Sousa | Serviço de Emprego de Amarante e com testemunhos reais de empresários que integraram e integram pessoas com deficiência e incapacidade nos seus quadros.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição até dia 21 de julho, através do link https://forms.gle/FaCtvYHKhzyS5pyF9
Esta atividade insere-se na atividade 5 do Plano de Ação do CLDS4G: Sensibilizar os empresários, as instituições e as entidades empregadoras locais para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social através de ações de divulgação das medidas existentes.
#CLDS
#medidasdeapoioaoemprego
#pessoascomdeficiênciaeincapacidade
#reabilitaçãoprofissional