A Câmara Municipal apoia organização de Campo de Férias de Verão, no âmbito da Rede Concelhia de Intervenção Parental, numa resposta às necessidades apresentadas pela Rede Social e também com o objetivo de partilhar boas práticas de desenvolvimento de respostas sociais adequadas e sustentáveis no futuro, possibilitando uma maior participação de crianças e jovens.
O CLDS[3G] de Marco de Canaveses-Caerus-projecto oportunidade-, coordenado localmente pela Fundação Santo António, organiza Campo de Férias em parceria com a Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada e, como referido anteriormente, com o apoio da Câmara Municipal de Marco de Canaveses,
O Campo de Férias realiza-se entre 5 de julho e 12 de agosto nas instalações da EB1 da Corredoura- Folhada-, estando orientado para 2 grupos etários: de 5 a 29 de julho destina-se a crianças dos 6 aos 10 anos; de 1 a 12 de agosto direciona-se para jovens dos 11 aos 15 anos. A freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada trata-se de uma área geográfica que já havia sido identificada quer pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco quer pela Rede Social. Este ano, com o apoio das autarquias locais (Junta de Freguesia e Município), será possível integrar crianças e jovens destas localidades. As crianças que participam neste campo de férias estão isentas de qualquer taxa de inscrição.
As atividades do Campo de Férias são organizadas tendo como tema central os Direitos Humanos, contribuindo, desta forma, para um maior desenvolvimento pessoal dos participantes. As estratégias educativas e pedagógicas traduzir-se-ão em diferentes atividades que, por sua vez, privilegiam metodologias lúdicas e participativas tais como: dinâmicas de grupo; jogos; visitas ao exterior; passeios; atividades desportivas, de educação ambiental, expressão dramática, musical e plástica; experiências científicas, entre outras.
O Município de Marco de Canaveses apoia os campos de férias na disponibilização de serviços e equipamentos, dos quais se destacam as piscinas municipais e autocarro para visitas culturais e de lazer dentro e fora do concelho. Ao nível da alimentação há também uma importante contribuição por parte de todas as entidades locais envolvidas nesta iniciativa: Fundação Santo António, Câmara Municipal e Junta de Freguesia.
Os Campos de Férias organizados pelo projecto Caerus, com o apoio da autarquia, respondem
a uma necessidade identificada pelo Diagnóstico Social concelhio desde 2007. Vários relatórios e estudos internacionais, nomeadamente um relatório lançado pelo Comité Português para a UNICEF, referem que as crianças são o grupo etário em maior risco de pobreza em Portugal. A partir de 2010, a situação tem vindo a agravar-se com a adoção de medidas de austeridade, que têm impacto direto no bem-estar das crianças ao nível da saúde e educação e dos apoios sociais às famílias, especialmente às mais carenciadas. Assim sendo, os campos de férias surgem como uma resposta a esta realidade de pobreza infantil registada em Portugal.
Importa ainda referir que o projecto Caerus ao longo de 2016 prestou apoio técnico aos seus parceiros ao nível do processo de licenciamento, no sentido da autonomização das entidades organizadoras. O licenciamento do Campo de Férias constitui-se assim como um avanço em termos de qualidade dos serviços prestados à comunidade. Para além disso, a Câmara Municipal, numa aposta na formação técnica dos dirigentes associativos, associou-se à Associação das Coletividades, apoiando a realização de uma formação certificada em animadores de campos de férias, que está prevista para o mês de outubro. O Caerus – projecto oportunidade acredita que esta formação é mais um contributo para a estratégia que associa campos de férias licenciados e técnicos com formação específica, envolvendo as coletividades.