No dia 21 de março, a Rede Social de Marco de Canaveses reuniu-se, em formato on-line, numa sessão participada sobre o Diagnóstico Social do Marco de Canaveses.
Os participantes foram convidados a refletir sobre o território, permitindo identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças nas diferentes áreas de atuação identificadas, tendo sempre presente as diferentes fases do ciclo de vida.
No final, a avaliação da atividade foi muito positiva, principalmente pela necessidade de todos contribuirmos ativamente para o desenvolvimento social do concelho, o qual apela à participação de todos no planeamento estratégico de uma intervenção territorial integrada e sustentável.
O Programa da Rede Social, regulado pelo Decreto-Lei nº 115/2006 de 14 de junho, é responsável pela elaboração e atualização de documentos estratégicos, como Diagnóstico Social (DS) e Plano de Desenvolvimento Social (PDS), constitui o fio condutor da intervenção social, traduz o objetivo conhecimento da realidade do concelho, do qual decorre a planificação da intervenção a curto/médio prazo, onde na base do consenso, se analisa e compara a realidade transmitida pelos números com aquela que é sentida e vivenciada pela população e agentes da intervenção local.
O Caerus – CLDS4G, colaborou neste processo, que se revelou muito intenso e produtivo. O Plano de Ação dos CLDS – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, têm por base estes dois documentos estratégicos: o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social.