Finalizado o ensino obrigatório, os jovens fecham um grande ciclo e abrem caminhos a novos projetos: procurar o primeiro emprego e ingressar no mercado de trabalho.
Com o objetivo de responder aos desafios da procura do primeiro emprego e de uma transição bem-sucedida para a vida ativa e para o mercado de trabalho, o Caerus dinamizou, nas suas instalações, entre os meses de outubro e novembro, um programa de técnicas de procura ativa de emprego de seis sessões, num total de dez horas.
Com recurso a estratégias dinâmicas e inovadoras foram abordados temas como: Autoconhecimento, O Processo de Procura de Emprego, Ferramentas de Empregabilidade e Elaboração de CV; Recrutamento e Seleção; O Mercado de Trabalho e Medidas de Apoio ao Emprego.
Os participantes avaliaram muito positivamente o programa e, no final, mostraram maior capacidade para colocar em prática o seu Plano de Procura de Emprego, que foi trabalhado de forma personalizada ao longo das sessões. De destacar também que os jovens tiveram oportunidade de potenciar as suas competências pessoais e sociais, através da interação do grupo e do alargamento da rede de contactos.
Esta atividade enquadra-se no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, Portaria nº 229 /2018, alínea a) do Artigo 6º, “Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados através da capacitação e ajuda ao desenvolvimento de atitudes de procura ativa de emprego”.
#primeiroemprego
#entrarnomercadodetrabalho
#jovensàprocuradeprimeiroemprego