Os CLDS do Douro, Tâmega e Sousa organizam o “Encontro de Boas Práticas dos CLDS do Douro Tâmega e Sousa: uma responsabilidade partilhada”, dia 31 de maio, na Sala Multiusos do MarcoInvest – Marco de Canaveses.
Este encontro surge da necessidade de reconhecer e divulgar as práticas, resultados e impacto dos CLDS considerando que:
- Os CLDS valorizam a proximidade e procuram soluções concretas para os que delas carecem, constituindo-se importantes instrumentos de promoção da inclusão social;
- Em cada território assumem um papel preponderante nas áreas da família, do emprego, da infância e juventude, do envelhecimento, e por conseguinte, na ação social, na educação, no desporto, na saúde e na economia;
- Deram um contributo valioso durante o contexto pandémico por COVID19 às populações mais vulneráveis, apoiando as famílias no ensino à distância e na exigência do confinamento, em estreita articulação com as instituições e entidades locais.
- Nas várias edições do programa, os CLDS desempenharam funções e desenvolveram projetos de prevenção e intervenção em resposta às fragilidades, necessidades e potencialidades do território, em parceria com entidades locais e regionais.
Por força dos diferentes calendários de execução dos CLDS do território, participam neste encontro informal os CLDS de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Paços de Ferreira e Penafiel.
Os trabalhos vão desenvolver-se em dois momentos: o primeiro, durante a manhã, entre as diferentes equipas dos CLDS; o segundo, durante a tarde, entre as equipas, as entidades promotoras e executoras dos CLDS e parceiros regionais.
Será usado o método de facilitação para apoiar o processo de participação, discussão e decisão de grupo que se pretende alcançar. O grande grupo – coordenadores e equipas técnicas dos 8 CLDS participantes – será dividido em subgrupos de áreas específicas de intervenção, nomeadamente, Emprego, Capacitação Parental, Infância e Juventude, Empreendedorismo jovem.