Estágios ATIVAR.pt esclareceu jovens à procura de emprego

Estágios ATIVAR.pt esclareceu jovens à procura de emprego

Realizou-se no dia 23 de março, no MarcoInvest, uma sessão de divulgação das Medidas Ativas de Emprego para jovens em situação de desemprego.

Esta sessão, realizada com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. – Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, apresentou a medida ATIVAR.pt e esclareceu os participantes sobre o funcionamento e vantagens da medida e sobre os critérios de elegibilidade para a mesma.

Verificou-se que os jovens participantes tinham muitas dúvidas sobre esta medida, principalmente no que respeita a regras de anteriores medidas de apoio ao emprego como Estágio Profissional, perfil de elegibilidade para a medida, tipos de apoios, entre outras.

Assim, tornou-se ainda mais importante dar a conhecer a medida Estágio ATIVAR.PT, cujos principais objetivos são:

  • Complementar e desenvolver as competências dos desempregados, nomeadamente dos jovens, de forma a melhorar o seu perfil de empregabilidade, através de experiência prática em contexto de trabalho;
  • Apoiar a transição entre o sistema de qualificações e o mercado de trabalho, nomeadamente, promovendo a inserção na vida ativa dos jovens com níveis adequados de qualificação;
  • Promover o conhecimento sobre novas formações e competências junto das empresas e promover a criação de emprego em novas áreas;
  • Apoiar a melhoria das qualificações e a reconversão da estrutura produtiva.

A sessão contou com a participação de 22 jovens, a maior parte com ensino superior, os quais consideraram a sessão “dinâmica” e “esclarecedora”.


Esta atividade insere-se na atividade 2 do Plano de Ação do Caerus – CLDS4G de Marco de Canaveses: Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados através da informação sobre o conteúdo e abrangência das medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção em instituições do território através de ações de atendimento e acompanhamento personalizado (apresentação das medidas ativas de emprego existentes adequadas a desempregados com perfil profissional elegível no âmbito das medidas ativas de emprego para potenciar a integração profissional) e de sessões de grupos com perfis de empregabilidade homogéneos.