EXPLORA – Oficina de desenvolvimento

EXPLORA – Oficina de desenvolvimento

Inicia no mês de fevereiro, em parceria com o Agrupamento de Escolas Nº1 do Marco de Canaveses, uma oficina de desenvolvimento dirigida a 3 turmas do 10.º ano: uma turma científica humanística e duas turmas profissionais.

A gestão do tempo de estudo é uma competência necessária aos alunos, uma vez que eles passam muitas horas na escola e precisam, além do tempo para estudar, de momentos de descanso e relaxamento. A organização do estudo consiste na definição de objetivos de estudo, na descrição do material necessário e no planeamento das ações, bem como do tempo necessário e as horas mais apropriadas, para estudar.
Estas duas competências contribuem para o sucesso escolar, na medida em que levam a que os alunos tenham tempo para rever a matéria e estudar com tranquilidade. Desta forma, evita-se o estudo intensivo na véspera dos testes que afeta, não só a capacidade de memorização e de concentração do discente, mas também o sentimento de ansiedade no momento de avaliação.

Neste sentido, o Caerus CLDS4G vai desenvolver duas sessões, de 90 minutos cada, com o intuito de explorar junto dos alunos três competências importantes para o seu desenvolvimento pessoal e social, nomeadamente: autoconhecimento e conhecimento do grupo; organização do estudo; e gestão de tempo.
É uma oficina que tem como objetivos: promover o conhecimento de si e do grupo; e desenvolver competências de organização e gestão e é dirigida a jovens que visam aumentar o seu empenho escolar, pessoal e social.

Queremos que estes jovens cresçam com orientação, organização e liberdade para voar!

EXPLORA – Oficina de desenvolvimento insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.

Juntos somos uma comunidade mais forte!

#CLDS
#sucessoescolar