As ações obrigatórias no âmbito do eixo 2 consistem em:

  1. Em ações dirigidas, prioritariamente, aos agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, com o propósito de os apoiar:
    • Em processos de qualificação familiar, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise;
    • Na mediação dos conflitos familiares, em articulação com as equipas que intervêm com as famílias e/ou as suas crianças, promovendo a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens;
  2. Em ações de mobilização das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, promovendo estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade, nomeadamente através da participação deste em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

O que fazemos? / No que trabalhamos…
– Com os pais e encarregados de educação, realizamos workshops e programas de educação parental para melhorar as relações com os seus filhos. Atendemos pais e famílias para os ajudar a ultrapassar os normais desafios do desenvolvimento das crianças e jovens. Dinamizamos ações para uma boa gestão doméstica e gestão de conflitos familiares.

– Com as crianças e jovens, trabalhamos ativamente na comunidade para desenvolver oficinas criativas e outras atividades que sejam importantes para o seu crescimento positivo.

Principais atividades
– Programa de Educação Parentalpara Pais de Crianças dos 3 aos 8 anos (Programa Mais Família e Mais Criança);
– Programa de Educação Parental para Pais de Jovens dos 9 aos 14 anos (Programa Mais Família e Mais Jovem);
– Aconselhamento psicossocial a pais e educadores em atendimento personalizado e confidencial;
– Parentalidade Positiva através de uma atitude otimista centrada no reforço das qualidades e competências enquanto pais em sessões dinâmicas, tardes de brincadeira, momentos de partilha…
– Centro de Recursos: Desenvolvimento de oficinas/workshops sobre diversas temáticas, contribuindo para que as famílias adquiram novas ferramentas nas situações mais dificeis que enfrentam ao longo da vida.
– Oficinas Criativas com crianças e jovens nas mais diversas áreas artísticas e comunitárias (saúde, desporto, cultura, educação…) para uma cidadania plena, promovendo estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade.
– Intervenção familiar em situações de crise (social, emocional, gestão económica, gestão familiar, conflitos familiares…) em completo regime de confidencialidade. Procuramos dar a resposta mais adequada a cada família, atendendo sempre à ética e deontologia do nosso trabalho.

Quem promove o Caerus CLDS4G?