Os alunos de 9º e 12º ano encontram-se num processo de escolha vocacional apoiado pelos Serviços de Psicologia e Orientação – SPO e pelos Gabinetes de Apoio ao Aluno – GAA dos estabelecimentos de ensino do município do Marco de Canaveses. Mas é tempo de os apoiar com outras ferramentas proporcionadas pela Mostra de Qualificação 2023.
Nesse sentido, realizou-se dia 16 de fevereiro a reunião de parceiros da Mostra de Qualificação que se focou essencialmente na:
– Análise do modelo da Mostra de Qualificação 2023;
– Divulgação da plataforma www.mostra.caerus.pt:
– Sessões de informação “À conversa com…profissionais/ estudantes”
Nesta reunião, o Caerus – CLDS4G, os estabelecimentos de ensino do Marco de Canaveses e a Câmara Municipal debateram o formato da Mostra de Qualificação que melhor responde às necessidades dos alunos e que melhor se adequa à organização do calendário escolar.
O programa da Mostra de Qualificação 2023 será divulgado brevemente, mas ficou já definida a atualização e divulgação da plataforma www.mostra.caeurs.pt por se tratar de uma ferramenta que coloca o aluno em contacto com as oportunidades formativas de todo o país, permitindo assim apoiar o processo de exploração e decisão vocacional.
As sessões de divulgação da plataforma mostra.caerus.pt realizadas no início do ano letivo 2022/2023 – Mostra de Qualificação Itinerante – realçaram a importância desta atividade para alunos desde o 8º ao 12º ano. Além da divulgação das opções de qualificação e formação, a demonstração da utilização da Plataforma, de acordo com as necessidades e interesses de cada aluno, serviu para aumentar a informação sobre as ofertas e sobre o processo de escolha, possibilitando ainda o envolvimento de pais e familiares.
Mantenha-se informado sobre esta atividade tão importante para a comunidade educativa marcuense em www.caerus.pt.
Mostra de Qualificação 2023 insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.
Juntos somos mais fortes!