Apesar do ensino à distância, a Oficina Criativa adaptou-se ao modelo online e continuou o desenvolvimento das atividades neste registo. Esta iniciativa é criativa nas mais diversas áreas artísticas e comunitárias e encontra-se em prática na EB23 do Marco de Canaveses, todas as sextas-feiras, para 70 alunos dos 5ºs e 7ºs anos.
Entre os meses de fevereiro e março, realizaram-se via ZOOM, mas naturalmente, com bastantes limitações, uma vez que se revelou um grande desafio tanto para os jovens, como para a organização.
Ao longo do período online foram dinamizadas diferentes atividades lúdica-pedagógicas, que assentaram na temática dos direitos humanos, nomeadamente, origamis, quizz online, jogos de tabuleiro e segurança na internet.
Estamos agora a tentar recuperar no presencial os objetivos da Oficina e, concretamente, os projetos que estes jovens se propõem desenvolver para a comunidade.
A Oficina Criativa tem como principal objetivo realizar diferentes atividades com o intuito de promover uma cidadania plena e estilos de vida saudáveis, bem como a integração da comunidade. As atividades são assim desenvolvidas num processo de participação em que todos dão o seu contributo.
Ainda revelaremos os projetos destes jovens, no entanto, poderemos avançar que enquadram áreas como a expressão plástica, arte urbana, artes de rua, música, fotografia e vídeo.
A Oficina Criativa insere-se na atividade 10 do Plano de Ação do CLDS4G: promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, nomeadamente através da participação destes em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena mediante oficinas criativas de desenvolvimento e participação, a decorrer no período letivo e não letivo (identificar áreas de interesse e necessidades do público referido e programar atividades de desenvolvimento em participação).
Juntos somos uma comunidade mais forte!
#CLDS
#oficinacriativa
#online
#presencial