Oficinas da Páscoa são um sucesso

Oficinas da Páscoa são um sucesso

As Oficinas de Páscoa do Caerus -CLDS4G, para crianças e jovens do município do Marco de Canaveses, têm-se realizado desde o dia 3 até 6 de abril, e apresentam aos seus participantes um programa recheado de atividades.

Nos dias 3 e 4 de abril, os jovens participam em atividades que:

– Desenvolvem capacidades de comunicação e cooperação;

– Abordam os problemas e os direitos relacionados com a sexualidade;

– Desenvolvem a autoconfiança e responsabilidade;

– Promovem a empatia;

– Treinam a identificação dos diferentes tipos de violência;

– Consciencializam sobre as implicações do consumo do álcool;

– Reconhecem e desenvolvem a capacidade de resolução de problemas;

– Aumentam a destreza e rapidez de raciocínio;

– Reforçam o trabalho em equipa;

– Contribuem para potenciar os relacionamentos interpessoais;

– Promovem o respeito e a confiança.

Nos dias 5 e 6 de abril, as crianças participam em atividades que:

– Desenvolveram capacidades de comunicação e cooperação;

– Aumentam a motricidade fina;

– Aumentam a criatividade. 

– Reconhecem e desenvolveram a capacidade de resolução de questões;

– Aumentam a destreza e rapidez de raciocínio;

– Reforçam a importância do trabalho em equipa e a cooperação;

– Aumentam a coordenação motora;

– Aumentam a perceção espacial (distância, direção e precisão);

– Melhoram a capacidade de atenção.

Participam crianças e jovens de várias freguesias do concelho. De acordo com as orientações da Rede Social, tem sido privilegiada a participação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade económico-social, familiar, de saúde, outras.

Este ano, as Oficinas da Páscoa contam com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Tabuado. Graças à sua colaboração, o Caerus pode integrar crianças de localidades mais distantes do concelho.

Juntos somos mesmo uma comunidade mais forte!

“Oficinas de Páscoa insere-se na atividade 10 do Plano de Ação do CLDS4G: promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, nomeadamente através da participação destes em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena mediante oficinas criativas de desenvolvimento e participação, a decorrer no período letivo e não letivo (identificar áreas de interesse e necessidades do público referido e programar atividades de desenvolvimento em participação).