As Oficinas de Páscoa do Caerus -CLDS4G, para crianças e jovens do município do Marco de Canaveses, têm-se realizado desde o dia 3 até 6 de abril, e apresentam aos seus participantes um programa recheado de atividades.
Nos dias 3 e 4 de abril, os jovens participam em atividades que:
– Desenvolvem capacidades de comunicação e cooperação;
– Abordam os problemas e os direitos relacionados com a sexualidade;
– Desenvolvem a autoconfiança e responsabilidade;
– Promovem a empatia;
– Treinam a identificação dos diferentes tipos de violência;
– Consciencializam sobre as implicações do consumo do álcool;
– Reconhecem e desenvolvem a capacidade de resolução de problemas;
– Aumentam a destreza e rapidez de raciocínio;
– Reforçam o trabalho em equipa;
– Contribuem para potenciar os relacionamentos interpessoais;
– Promovem o respeito e a confiança.
Nos dias 5 e 6 de abril, as crianças participam em atividades que:
– Desenvolveram capacidades de comunicação e cooperação;
– Aumentam a motricidade fina;
– Aumentam a criatividade.
– Reconhecem e desenvolveram a capacidade de resolução de questões;
– Aumentam a destreza e rapidez de raciocínio;
– Reforçam a importância do trabalho em equipa e a cooperação;
– Aumentam a coordenação motora;
– Aumentam a perceção espacial (distância, direção e precisão);
– Melhoram a capacidade de atenção.
Participam crianças e jovens de várias freguesias do concelho. De acordo com as orientações da Rede Social, tem sido privilegiada a participação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade económico-social, familiar, de saúde, outras.
Este ano, as Oficinas da Páscoa contam com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Tabuado. Graças à sua colaboração, o Caerus pode integrar crianças de localidades mais distantes do concelho.
Juntos somos mesmo uma comunidade mais forte!
“Oficinas de Páscoa insere-se na atividade 10 do Plano de Ação do CLDS4G: promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, nomeadamente através da participação destes em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena mediante oficinas criativas de desenvolvimento e participação, a decorrer no período letivo e não letivo (identificar áreas de interesse e necessidades do público referido e programar atividades de desenvolvimento em participação).