Durante o mês de agosto vão participar nas Oficinas de Verão mais de 45 crianças e jovens; dois grupos de crianças entre os 6 e os 11 anos (um grupo em cada semana) e na segunda quinzena um grupo de jovens entre os 12 e os 16 anos, sempre a trabalhar para preservação do meio ambiente.
Esta organização de rotatividade quinzenal e semanal é a que melhor responde ao grande número de inscrições de crianças e jovens de várias freguesias e lugares do concelho como Alpendorada Várzea e Torrão, Avessadas e Rosém, Sande e S. Lourenço, Soalhães, Marco, St. Isidoro e Livração, Sobretâmega, Vila Boa de Quires, Tabuado, Bem-Viver, Banho e Carvalhosa, Vila Boa do Bispo, Penha Longa e Paços de Gaiolo, Várzea Aliviada e Folhada e Constance.
O tema “Dar vida aos Oceanos” tem como objetivo fundamental despertar em todos nós a necessidade de proteção de um dos nossos mais extraordinários espaços comuns – o Ambiente Marinho, alertando, através das crianças e jovens, os portugueses para um dos maiores problemas ambientais do planeta. O filme “Quem se importa”, um filme de Mara Mourão “para quem acredita que pode mudar o mundo” é um dos pontos de partida para a construção de uma campanha de sensibilização ambiental para toda a comunidade. O conceito é simples: uma mensagem importante, sempre associada ao ambiente e consciencializar a comunidade para este tema.
Queremos que as crianças e jovens participantes das Oficinas de Verão de 2022 sejam o ponto de partida na alteração dos comportamentos, fazendo chegar as suas mensagens aos marcuenses!
As Oficinas de Verão inserem-se na atividade 10 do Plano de Ação do CLDS4G: promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, nomeadamente através da participação destes em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena mediante oficinas criativas de desenvolvimento e participação, a decorrer no período letivo e não letivo (identificar áreas de interesse e necessidades do público referido e programar atividades de desenvolvimento em participação).
Juntos somos uma comunidade mais forte!
#Oficinasverao
#jovens
#crianças
#educaçãoambiental