O Caerus está a desenvolver um Programa de Competências Pessoais e Sociais dirigido aos alunos do 1º e 2º ano do CEF – Curso de Educação e Formação na EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses.
As tarefas desenvolvimentais da adolescência são múltiplas e exigentes. Em todas elas é requerida a experimentação de novos comportamentos: a rede de relações sociais alarga-se, os pares assumem uma relevância até aí desconhecida, aprofundam-se as relações no sentido da intimidade, ensaiam-se escolhas ao nível do futuro profissional, com tudo isto concorrendo para o objetivo final da construção de uma identidade e da autonomia. Tratando-se de uma fase em que se enfrentam tantos e tão diversificados desafios, é possível que este caminho conheça percalços e se possa constituir como um momento de maior vulnerabilidade. Na sua base, encontram-se fatores de risco que são comuns, sendo que ao nível individual têm sido referidos traços de personalidade como a impulsividade, o comportamento antissocial precoce e persistente, os défices de competências pessoais e sociais ou o insucesso escolar.
Assim, considerou-se que a melhor estratégia para prevenir o abandono e favorecer quer a conclusão do ensino obrigatório, quer a integração no mercado de trabalho, é o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e sociais com este público-alvo.
Esta iniciativa tem como objetivos: promover o conhecimento de si e do grupo; desenvolver competências de resolução de problemas; desenvolver a capacidade de reconhecer e lidar com os sentimentos do próprio e dos outros; desenvolver competências de comunicação e assertividade; desenvolver competências socioprofissionais e de aproximação ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada assenta, em todos os momentos, na educação não formal, envolvendo a utilização de técnicas e dinâmicas ativas, no sentido de reforçar a motivação e participação dos jovens.
O programa está estruturado de forma a trabalhar competências em três dimensões: competências pessoais, sociais e profissionais. Cada dimensão contém diferentes unidades com objetivos específicos a alcançar. Nas dimensões pessoais e sociais, no total, trabalha-se cinco diferentes unidades, nomeadamente, o autoconhecimento e conhecimento do grupo; comunicação e assertividade; gestão de emoções; resolução de problemas; e autoestima e eficácia pessoal. Nas dimensões profissionais trabalha-
se uma unidade, nomeadamente, o plano de procura de emprego. Esta última dimensão aplica-se apenas aos alunos do 2º ano das turmas CEF.
Esta atividade iniciou em novembro de 2020 e termina em março de 2021, sendo constituída por 14 sessões com a duração de 60 minutos cada. Realiza-se às segundas-feiras, em dois momentos, envolvendo 28 jovens participantes, 12 alunos do 1º ano e 16 alunos do 2º ano do CEF.
Para complementar esta intervenção, alguns pais destes jovens irão participar no Programa de Educação Parental “Mais Família Mais Jovem”, tendo como objetivo central o estabelecimento de uma boa relação
afetiva entre pais e jovens. Desta forma garantimos uma intervenção dupla, uma vez que trabalhamos com a família num todo.
O programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam
ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.
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