Programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais 3.0

Programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais 3.0

Inicia já em fevereiro um novo Programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais 3.0 dirigido aos alunos CEF – Curso de Educação e Formação na EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses.

A melhor estratégia para prevenir o abandono e favorecer quer a conclusão do ensino obrigatório, quer a integração no mercado de trabalho, é o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e sociais.
Esta iniciativa tem como objetivos: promover o conhecimento de si e do grupo; desenvolver competências de resolução de problemas; aumentar a capacidade de reconhecer e lidar com os sentimentos do próprio e dos outros; e melhorar as competências de comunicação e assertividade.

O programa está estruturado de forma a trabalhar competências em duas dimensões: competências pessoais, e sociais. No total, trabalha-se cinco diferentes unidades, nomeadamente, o autoconhecimento e conhecimento do grupo; comunicação e assertividade; gestão de emoções; resolução de problemas; e autoestima e eficácia pessoal.
Neste sentido, o Caerus CLDS-4G vai promover mais um programa de 12 sessões de desenvolvimento de competências pessoais e sociais dirigido aos alunos do 1º ano do CEF para o ano letivo 2021/2022 em parceria com a EPAMAC.

Relembra-se que com os alunos do 2º ano do CEF está planeado para o mês de março dar continuidade ao programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que conta com mais 4 sessões de forma a trabalhar duas competências: autoconhecimento e autocontrolo; e empregabilidade. Tem como objetivo promover a reflexão em grupo sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, propostos pelos próprios alunos, criando uma dinâmica de grupo geradora de crescimento pessoal e social.

Para complementar esta intervenção, alguns pais destes jovens estão a participar no Programa de Educação Parental “Mais Família Mais Jovem”, tendo como objetivo central o estabelecimento de uma boa relação afetiva entre pais e jovens. Desta forma garantimos uma vez mais uma intervenção dupla,
trabalhando-se a família num todo.

O programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.

Juntos somos uma comunidade mais forte!

#CLDS
#jovens
#competênciaspessoaissociais