A Parentalidade Positiva refere-se ao comportamento dos progenitores respeitador dos melhores interesses da criança, conforme estabelecido na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. Mas a parentalidade, para além de uma tarefa feliz e gratificante, pode ser igualmente uma tarefa muito exigente, em áreas que vão desde as condições económicas às condições biopsicossociais.
Ser-se um pai/ mãe positivo é ser-se caloroso e protetor, é passar tempo de qualidade com os filhos, é tentar compreender as suas experiências de vida e comportamento, é explicar as regras que eles devem respeitar, é elogiar o bom comportamento, é reagir ao mau comportamento com uma explicação e, se necessário, com um castigo não-violento, em alternativa a uma punição severa.
É neste sentido que o Caerus – CLDS4G trabalha, ou seja, no sentido de apoiar e ajudar os pais a adquirir e treinar estas competências. Sobretudo a treinar! Através de estratégias que se aplicam às muitas formas de educar os filhos.
Assim, iniciamos na EPA – Escola Profissional de Arqueologia reuniões sobre parentalidade positiva.
Estas reuniões realizam-se mensalmente. Se desejar mais informações sobre esta e outras atividades, não hesite em contactar-nos através do número 255 511 278.