Terminou no passado dia 9 de junho, a Oficina de Escrita Criativa desenvolvida na Escola Secundária do Marco de Canaveses – Agrupamento de Escolas Nº1 do Marco de Canaveses, para os alunos dos 8ºs e 9ºs anos, desenvolvida pela professora e escritora Susana Santos, em parceria com a Biblioteca Escolar.
As frases de José Saramago serviram de mote para a criatividade transcrita em projetos de escrita, que serão compilados num livro de contos.
O que disseram os participantes?
“Gostei da atividade em si, pois faz-nos exercitar a nossa mente e dar asas à nossa imaginação e criatividade.”
“Uma atividade muito dinâmica e que envolve muita criatividade. Obrigada pela oportunidade!”
“Gostei da liberdade que tivemos ao escrever!”
“A possibilidade de podermos criar à nossa vontade, sem tema predefinido ou uma estrutura exata a seguir, podermos usar a criatividade da nossa maneira para dinamizar o conto.”
“Eu gostei muito de estar a escrever um conto. De fazer o trabalho com o companheiro de mesa.”
“Gostei muito de fazer o conto e de me expressar pelas palavras… De ver que sou capaz de escrever um conto.”
“A ideia do projeto é espetacular. O resultado final foi extraordinário.”
A Oficina de Escrita Criativa culmina com uma apresentação do livro à comunidade, onde poderão ser “saboreados” os textos elaborados pelos alunos, a partir de contos do escritor José Saramago. A apresentação vai realizar-se no dia 16 de novembro de 2022, data em que se comemora o centenário de José Saramago, no Emergente Centro Cultural de Marco de Canaveses.
Esta iniciativa insere-se na atividade 10 do Plano de Ação do CLDS4G: promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, nomeadamente através da participação destes em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena mediante oficinas criativas de desenvolvimento e participação, a decorrer no período letivo e não letivo (identificar áreas de interesse e necessidades do público referido e programar atividades de desenvolvimento em participação).