Sessões follow-up do programa de desenvolvimento de competências pessoais na EPAMAC

Sessões follow-up do programa de desenvolvimento de competências pessoais na EPAMAC

No ano letivo 2021-2022, o Caerus-CLDS4G desenvolveu na EPAMAC um programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais com alunos da EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Durante 12 sessões os jovens do 1º CEF exploraram 5 competências:

  • autoconhecimento e conhecimento do grupo;
  • comunicação e assertividade;
  • gestão de emoções;
  • resolução de problemas;
  • autoestima e eficácia pessoal.

A partir de 21 de outubro estes alunos, agora no 2º CEF, terão sessões de acompanhamento do processo que iniciaram no ano letivo anterior, no sentido de identificar mudanças e necessidades/ problemas.

Identificadas as necessidades, serão aprofundadas as temáticas por eles identificadas, colocando em prática todas as competências do programa.

O sucesso desta iniciativa muito depende do acompanhamento que é feito pela EPAMAC, quer através dos professores, quer através das técnicas do SPO – Serviço de Psicologia e Orientação, que permite que as aprendizagens e reflexões realizadas nestas atividades sejam “transportadas” para as outras atividades escolares. Aliás, esta parceria demonstra a necessidade de a Escola pensar cada vez mais nos alunos, não como seres que recebem informação, mas como pessoas, com necessidades variadas, como pessoas em formação, desenvolvimento e estruturação EXPLORA – Oficina de desenvolvimento insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.

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