Testemunhos dos participantes nas Oficinas de Verão

Testemunhos dos participantes nas Oficinas de Verão

Terminadas as Oficinas de Verão, ficam mais alguns testemunhos de jovens que viveram intensamente experiências únicas e enriquecedoras.

Oficinas de Verão na Freguesia do Marco – Parte II: Damos verde e vida à comunidade!

“Gostaria de dizer algumas coisas sobre as oficinas de verão…

Para mim foi muito importante participar, fez-me bastante bem!

O Caerus não é novo para mim e, cada vez mais, gosto de estar presente nas suas atividades. Espero para o ano voltar a participar com os amigos que fiz este ano e também conhecer novas pessoas, pois é sempre bom!

Quero agradecer aos monitores que fizeram com que tudo fosse melhor, do início ao fim.

Obrigada por tudo, até breve!”❤️

Gabriela Borges, 16 anos


“As Oficinas de Verão foram uma boa experiência, que me deu a oportunidade de conhecer pessoas novas todas as semanas.

Realizamos várias atividades em grupo e partilhamos ideias e experiências que nos ajudaram a conhecer o grupo.

Esta experiência permitiu-nos conhecer e visitar novos locais na natureza e contribuir para a construção de acessórios tais como: a construção de um hotel para insetos e um baloiço sobre o Rio Ovelha na freguesia de Várzea Aliviada e Folhada; a criação de um jardim de ervas aromáticas e bancos de lazer na freguesia do Marco no Parque Sousa Guedes; a pintura de uma sala na Escola D’Artes na freguesia de Bem Viver; e ainda a criação de um percurso pedestre na freguesia de Constance.

Esta experiência foi muito agradável e muito divertida!”

Joana Ferreira, 15 anos


“Eu entrei nas Oficinas de Verão do Caerus com poucas expectativas e com um pé atrás, mas, no final, só não estive lá mais tempo porque não dava.

Na minha opinião seria importante todos os jovens irem para lá, pois dá para criar laços com bastantes pessoas e, principalmente, porque fazemos coisas que nunca pensaríamos que o viríamos a fazer, pois é coisa de «gente adulta» como por exemplo jardinar e pintar paredes, mas a verdade é que com as pessoas certas tudo corre bem e dá para ultrapassar os nosso medos e obstáculos, que foi o que aconteceu comigo no Pena Aventura Parque.

Eu queria deixar também uma menção aos monitores que são simpáticos e divertidos!

Dito isto, posso concluir, que este verão foi incrível e acabei o mês de agosto a sentir que foi um verão que não desperdicei, até porque agora já sei pintar casas, fazer bancos e jardinar.

Sinceramente eu não consigo descrever em palavras a experiência, porque não há como traduzir o sentimento de chegar a casa toda “suja de terra” ou com “dores de costas de dormir no autocarro” e sentir-me realizada como se cada dia fosse o melhor dia da minha vida, mesmo que fossem simples.

Acordar todos os dias para estar com pessoas que eu gosto, divertindo-me, deu-me motivos para acordar com um sorriso e pronta para o que der e vier.”

Maria Inês, 16 anos


Oficinas de Verão em Constance: Calcorreamos caminhos na valorização do património ambiental

Numa reunião com o Grupo de Jovens de Constance fomos desafiados a participar nas Oficinas de Verão do Caerus. Informaram-nos que o tema das oficinas seria o meio ambiente, por isso as atividades a realizar seriam para contemplá-la e propuseram-nos uma semana cheia de diversão. Ainda na reunião o grupo sugeriu elaborar um PR para Constance, sendo essa a atividade do nosso primeiro dia. 

O PR permite que a população passe por vários locais que marcam a nossa aldeia, impulsionando o bem-estar físico, sensibilizando para a preservação e conservação da Natureza e para a melhoria de zonas rurais mais desfavorecidas. Apesar de ser um dia cansativo, nós gostámos muito, pois permitiu-nos ter a oportunidade de realizarmos o primeiro PR da freguesia.

No segundo dia fomos para a praia, onde apreciamos a beleza das praias de Portugal. Apesar de ser um dia de lazer, fizemos algumas atividades que tornaram o dia inesquecível.

No terceiro dia de manhã fomos para a praia fluvial de Bitetos e de tarde para o Parque Fluvial do Tâmega fazer canoagem. Neste dia, para além de contemplarmos a natureza em diferentes locais, exercitamo-nos.

No quarto dia fomos para Montedeiras, e, mais uma vez, apreciamos a beleza de um novo local e caminhamos até um dos pontos mais altos do parque. Apesar de cansativo, foi muito divertido!

No dia seguinte ficamos no Caerus e construímos bancos de jardim através de paletes; foi um dia diferente, mas muito interessante.

No sexto e último dia fomos contemplar a natureza junto ao Rio Ovelha.

Concluindo, gostamos muito destes dias de atividades, que permitiram conhecer novos locais, novas pessoas/amigos e queríamos ressaltar a nossa experiência social, não só a relação dos jovens, mas também a dos jovens com os monitores, uma relação de cooperação e muito respeito. Foi uma semana em que criamos um ambiente muito agradável e que nos faz querer repetir. Queríamos também agradecer a todos os envolvidos.”

Carla Monteiro (17 anos), João Monteiro (17 anos) e Sara Silva (16 anos)