Academia de pais 2.0 está a decorrer para famílias do Agrupamento de Escolas de Sande

Academia de pais 2.0 está a decorrer para famílias do Agrupamento de Escolas de Sande

Iniciou no passado dia 15 de fevereiro o programa de Educação Parental “Mais Família Mais Criança” em parceria com o GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e Família do Agrupamento de Escolas de Sande.

Esta iniciativa, baseada no Programa “Incredible Years” da Dr.ª Carolyn Webster-Stratton – um programa reconhecido e estudado a nível internacional – tem como objetivo central o estabelecimento de uma boa relação afetiva entre pais e criança, sem descurar a autoridade sempre necessária. Para tal, são abordados temas como a autoestima da criança; o brincar como meio de promover as competências cognitivas; os elogios e os prémios como forma de fazer sobressair o melhor da criança; as recompensas concretas que motivam qualquer criança; o estabelecimento eficaz de limites; e o saber ignorar.

É normal as crianças exibirem problemas de comportamento, os quais poderão ser resolvidos se forem abordados de forma adequada. Embora não possam ser erradicados, recorrer à criatividade e pôr em prática algumas estratégias vai fazer uma grande diferença.
Desde a sua formação que a Família enfrenta múltiplas fases. A educação de um ou mais filhos apresenta sempre desafios vários, que por vezes colocam em risco o desenvolvimento e bem-estar de cada criança e dos seus pais.

Desta forma, o Agrupamento de Escolas de Sande e o Caerus CLDS4G estão a promover a “Academia de pais 2.0” para um grupo de pais, encarregados de educação, cuidadores de alunos desta escola.
Em cada as 14 sessões os participantes, trabalham e treinam várias estratégias para lidar com situações problema. Cada sessão é avaliada, por forma a pais e educadores parentais tomarem consciência da aquisição das estratégias e do que dificulta/ facilita em cada um a sua aplicação. Esta experiência é vivida num ambiente de apoio, respeito e confidencialidade.

O Programa de Educação Parental insere-se na atividade 8 do Plano de Ação do CLDS4G: apoiar processos de qualificação familiar dos agregados familiares rendimentos com crianças, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise, ou seja, através de programas de competências parentais, baseado em evidências (+família+criança+jovem), e de ações de acompanhamento, monitorização das estratégias parentais desenvolvidas e de mediação e intervenção em situação de crise, em articulação com as equipas de intervenção social, prevenindo sobreposição de respostas, e prevenindo estigmatização dos públicos através do desenvolvimento de ações na comunidade (escolas).

Juntos somos uma comunidade mais forte!

#CLDS
#educaçãoparental
#crianças
#pais