Caerus proporciona visitas de aproximação ao mercado de trabalho a jovens marcuenses

Caerus proporciona visitas de aproximação ao mercado de trabalho a jovens marcuenses

Contribuir para a orientação dos alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo é uma das missões do Caerus-CLDS4G, em parceria com os estabelecimentos de ensino. Fazemo-lo através de atividades que favorecem a integração profissional destes jovens, ou seja, através de programas de desenvolvimento de competências pessoais e de experiências em contexto real de trabalho, como visitas de estudo, atividades de voluntariado, entre outras.

Durante o ano letivo 2021-2022, o Agrupamento de Escolas Carmen Miranda, o Agrupamento de Escolas Nº1 do Marco de Canaveses, o CESAE-Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais e a EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural participaram com 7 turmas nestas atividades de capacitação pessoal e social. Estas 7 turmas exploraram e desenvolveram durante algumas semanas, o autoconhecimento e conhecimento do grupo; a comunicação e assertividade; a gestão de emoções; a resolução de problemas; a autoestima e eficácia pessoal; o autocontrolo e a empregabilidade, utilizando-se, em todos os momentos, a educação não formal. 

Ora se as competências pessoais e sociais são determinantes na integração escolar e profissional, também as experiências em contexto real de trabalho o são. As experiências em contexto real englobam visitas a empresas e instituições, visitas culturais, atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil. Pretende-se desta forma, que os alunos possam enriquecer um pouco mais as suas competências pessoais, sociais, emocionais e profissionais, complementando e reforçando o que foi abordado nas sessões.

No mês de maio e junho os participantes do CESAE e da EPAMAC visitaram empresas concelhias, nomeadamente: a SPM – Sociedade das Pedreiras do Marco, a Villae Cretative Studio, a SolIntenso e a Fundação Santo António, aproximando-se do mercado de trabalho, adquirindo novas aprendizagens práticas com os empresários e técnicos que os receberam.

Os alunos do Agrupamento de Escolas Carmen Miranda visitaram o Lugar dos Afetos no dia 9 de junho, onde exploraram uma via emocional saudável, de forma educativa e lúdica, para o seu crescimento pessoal e social.

Dia 30 de junho, os alunos do 2º CEF da EPAMAC vão visitar SPM – Sociedade das Pedreiras do Marco, a SolIntenso e a Fundação Santo António.

O Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.