Estabelecer regras e limites pode ser autoritário? Os programas de Educação Parental “Mais Família Mais Criança” e “Mais Família Mais Jovem” abordam este e outros temas para ser um pai/mãe mais positivo!

Estabelecer regras e limites pode ser autoritário? Os programas de Educação Parental “Mais Família Mais Criança” e “Mais Família Mais Jovem” abordam este e outros temas para ser um pai/mãe mais positivo!

O Caerus CLDS4G desde a sua execução que implementa no concelho de Marco de Canaveses programas de educação parental a pais/mães que querem melhorar as suas estratégias para lidar com as suas crianças e/ou jovens.
Acreditamos na importância das relações positivas entre pais e filhos no desenvolvimento e bem-estar das crianças/jovens e na construção de um ambiente familiar saudável. Várias perspetivas teóricas e recomendações internacionais salientam a importância de apoiar os pais e desenvolver serviços e medidas de carater universal promotores de uma parentalidade positiva na comunidade onde vivem as famílias. No entanto, algumas famílias têm necessidades muito específicas que importa conhecer, com vista a implementar intervenções mais ajustadas às realidades familiares, através de um acompanhamento mais próximo.

No momento estão a decorrer 4 programas de educação parental no concelho com a parceria do Agrupamento Carmen Miranda, do Agrupamento de Escola de Sande, da EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses e da EPA – Escola Profissional de Arqueologia. Esta parceria torna-se mais estreita com o trabalho de cooperação que sempre foi desenvolvido com os técnicos dos gabinetes de apoio ao aluno e família e serviço de psicologia e orientação.

Nos grupos de pais/mães com quem estamos a trabalhar existem muitas expetativas e na maioria dos objetivos individuais expostos está a necessidade de partilha de novas estratégias para lidar de forma positiva com o comportamento dos filhos, bem como a interação e reflexão em conjunto.

“A teoria faz todo o sentido, mas na prática fica mais difícil. Uns dias funciona, outros dias não. Com o programa tenho aprendido a operacionalizar cada estratégia, ajustar a cada momento do meu dia, das minhas prioridades e necessidades”.

“Tem sido fundamental a participação nessas sessões, uma vez que os assuntos debatidos são de extrema importância e permite-nos conhecer melhor um pouco de nós e dos nossos filhos, assim como conhecer as histórias de outros pais, de forma a debater a melhor solução para lidar com os comportamentos dos nossos filhos.”

“As sessões têm-se revelado importantes. Algum tempo que já procurava ajuda/ informação e estou a amar participar no programa de educação parental”.

“Gostei muito dos exemplos das recompensas que estão ao nosso alcance diariamente, mas nem sempre nos lembramos que fazem uma diferença gigantesca.”

“Chego à conclusão que tenho que verbalizar mais o elogio ao meu filho. Olhar, sorrisos e abraços já eram uma constante em forma de elogio, mas vou tentar verbalizar.”

Num estilo claro e objetivo, a competência e a aquisição de novos conhecimentos conduzem-nos a uma fascinante viagem pelo mundo da Parentalidade. Abordando um vasto conjunto de verdadeiras ferramentas práticas assentes em princípios simples, levam-nos a uma mudança de consciência e perspetiva da vida em geral.

Os Programas de Educação Parental inserem-se na atividade 8 do Plano de Ação do CLDS4G: apoiar processos de qualificação familiar dos agregados familiares rendimentos com crianças, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise, ou seja, através de programas de competências parentais, baseado em evidências (+família+criança+jovem), e de ações de acompanhamento, monitorização das estratégias parentais desenvolvidas e de mediação e intervenção em situação de crise, em articulação com as equipas de intervenção social, prevenindo sobreposição de respostas, e prevenindo estigmatização dos públicos através do desenvolvimento de ações na comunidade (escolas).

Juntos somos uma comunidade mais forte!

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