A Oficina EXPLORA, que terminou no passado dia 8 de março de 2022, envolveu 16 alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Carmem Miranda do Marco de Canaveses em 12 sessões, e 58 alunos do 10.º e 12.º ano do Agrupamento de Escolas Nº1 do Marco em 2 sessões. No total foram 74 alunos que exploraram competências como o autoconhecimento e conhecimento do grupo, a organização do estudo, a gestão de tempo, a comunicação e assertividade, a gestão de emoções, a resolução de problemas e a autoestima e a eficácia pessoal.
Mas a melhor forma de avaliarmos o impacto desta atividade poderá ser através dos comentários dos próprios alunos.
Na Escola Secundária, os alunos de 15 e 17 anos, quando questionados sobre o que gostaram mais, responderam: “A comunicação entre os alunos e a formadora”; “Dos materiais oferecidos para ajuda no dia a dia”; “Epah!, tudo!”; “Achei a aula muito interativa, o que é importante”; “Fiquei a perceber melhor sobre o mundo do estudo e aprendi novas coisas”; “Gostei da simpatia e da empatia da psicóloga, e gostei das dinâmicas porque estavam muito bem conseguidas”; “Da interação com a formadora, e da simpatia pois ajudou nas temáticas abordadas”; “A forma de comunicação da formadora”; “De termos as informações que ainda não tínhamos”; “As dicas para melhorar o meu método de estudo”.
Já os alunos de 13 e 14 anos da EB23 Carmen Miranda afirmaram: “Gostei da atividade dos elogios”; “Gostei de fazer jogos”; “Gostei de tudo”; “Da dinâmica dos balões”; “Do jogo da caixa misteriosa. Das atividades e da dinâmica que provocaram na turma”; “Acho que o programa poderia durar mais tempo”; “Das atividades, dos jogos (o da caixa com o chocolate foi a melhor) e também gostei da participação e da conexão em grupo que tivemos”.
A acrescentar alguns resultados do Jogo do Elogio adaptado ao Programa Explora:
“– Devíamos ter mais sessões! Ajudaste muitos compreender-nos melhor. Obrigada!”
“- Ajudaste-me a ter um pouco de auto-estima! Aprendi muita coisa! Quero mais sessões!”
“- Gostamos muito de todo este tempo passado juntos. Todos os jogos, atividades, TUDO!”
Todas as atividades e estratégias desenvolvidas, para além do conhecimento de si e do grupo, desenvolveram competências práticas de resolução de problemas, de reconhecer e lidar com os sentimentos do próprio e dos outros, de gestão e organização do estudo e competências de comunicação e assertividade.
Para o sucesso desta atividade muito contribuiu a relação de parceria entre o Caerus e o Agrupamento de Escolas Carmen Miranda e Agrupamento de Escolas Marco Nº1. É na relação de parceria e no trabalho em rede que se constrói mais e melhor educação e que se encontram soluções para os desafios vários e diversificados que os jovens enfrentam.
EXPLORA – Oficina de desenvolvimento insere-se na atividade 6 do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino, promovendo experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos.
Juntos somos uma comunidade mais forte!
#CLDS
#jovens
#explora
#programa
#desenvolvimentopessoal