As Oficinas de Verão promovem estilos de vida saudáveis e a integração de crianças e jovens marcuenses, através da participação destes em ações nos domínios da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena. São programas de férias que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, na defesa e promoção dos seus direitos.
No mês de julho participaram nas Oficinas de Verão 45 jovens, que, para além das atividades lúdico-pedagógicas, desportivas e aquáticas, desenvolveram um trabalho para a comunidade, despertando assim uma atitude participativa e cívica no que respeita a uma educação positiva ambiental.
Na primeira quinzena, os jovens participantes com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, apresentaram à comunidade as “Tardes de Brincadeira”, uma atividade dedicada às famílias, no Parque de Lazer do Marco de Canaveses, integrada no programa das Festas da Cidade.
As altas temperaturas não ajudaram a uma forte afluência de famílias à iniciativa na manhã e tarde do dia 16 de julho, mas certamente estes jovens terão oportunidade de melhor demonstrar os jogos que construíram para promover o brincar como atividade absolutamente essencial às crianças e jovens e às suas famílias.
As Oficinas de Verão inserem-se na atividade 10 do Plano de Ação do CLDS4G: promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, nomeadamente através da participação destes em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena mediante oficinas criativas de desenvolvimento e participação, a decorrer no período letivo e não letivo (identificar áreas de interesse e necessidades do público referido e programar atividades de desenvolvimento em participação).
Juntos somos uma comunidade mais forte!
#Oficinasverao
#jovens
#crianças
#educaçãoambiental