A formação apresenta-se, cada vez mais, como uma ferramenta privilegiada para elevar as qualificações e capacitar os indivíduos através de elementos facilitadores da integração no mundo laboral.
O mercado de trabalho tem vindo a alterar-se e impõe-se um novo perfil de profissional: aquele que está em constante atualização. São, pois, vários os desafios que se colocam à formação como fator de entrada e/ou reentrada no mercado de emprego.
Para debater sobre este assunto, o Caerus – CLDs4G de Marco de Canaveses dinamizou a sessão “(Re)Entrar no Mercado de Trabalho: Os Desafios da Formação”, dia 5 de dezembro, no Espaço Multiusos do Marco Invest.
A sessão de abertura foi realizada pela Vereadora Ação Social, Educação, Saúde, Coesão Social, Cidadania e Promoção da Igualdade | Município do Marco de Canaveses, Clara Marques.
O programa contou com os seguintes painéis:
- A FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS – Cristina Sanches | Serviço de Emprego de Amarante | Centro de Emprego do Tâmega e Sousa
- A FORMAÇÃO DE ADULTOS NO MARCO DE CANAVESES: OPORTUNIDADES E RESPOSTAS – João Coutinho | Coordenador do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Marco de Canaveses e Helena Madureira | Multiformactiva – Formação Profissional, Lda
- A FORMAÇÃO COMO FATOR DE DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO – Helder Pereira | Granidera, SA
- “A FORMAÇÃO MUDOU A MINHA VIDA” – CASOS DE SUCESSO com testemunhos de Ana Paula Matos | Empregada de Escritório; Diogo Pinto | Produtor de Vídeos; Ricardo Sousa | Designer de Comunicação Multimédia
Foi uma sessão muito participada e que se revelou particularmente rica com as partilhas honestas de todos os intervenientes.
Esta atividade insere- no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, Portaria nº 229 /2018, atividade 1 do Plano de Ação do Caerus – CLDS4G de Marco de Canaveses: Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados através da informação e encaminhamento para oportunidades de qualificação desenvolvidas pelas autoridades públicas e privadas através de ações de atendimento individualizado e personalizado para análise do perfil do candidato com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações/ necessidades/ expectativas) e encaminhamento para as ofertas existentes.
#emprego
#formação
#(re)entrar no mercado de trabalho