Sessão sobre Igualdade de Género no Mercado de Trabalho alarga debate às condições de trabalho

Sessão sobre Igualdade de Género no Mercado de Trabalho alarga debate às condições de trabalho

Na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro, realizou-se a sessão “A Igualdade de Género no Mercado de Trabalho” no MarcoInvest.

Na abertura da sessão, o Vereador da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Nuno Pinto, frisou a importância da formação e qualificação da mão de obra para os desafios do mercado de trabalho. Apresentou ainda alguns dados referentes ao desemprego no feminino do concelho, realçando a importância de medidas que previnam esta problemática.

Sobre a promoção da Igualdade de Género no Marco de Canaveses, a conselheira local para a Igualdade do Marco de Canaveses, Elsa Correia, apresentou as linhas orientadoras do Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação 2022-2026 – Marco+Igual, e a constituição da Equipa para a Igualdade na Vida Local, destacando a importância da colaboração de todos os cidadãos e atores sociais nas iniciativas promovidas no âmbito deste plano.

As Medidas de Apoio à Promoção da Igualdade de Género no Mercado de Trabalho, do IEFP, I.P. – Instituto de Emprego e Formação Profissional, foram apresentadas por Aurora Carvalho, do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa. A necessidade de alcançar maior igualdade no mercado de trabalho comprova-se pelos valores dos incentivos à contratação do género sub-representado em determinada profissão.

No painel “Boas-Práticas” foi partilhada a experiência da SPM – Sociedade de Pedreiras do Marco, na pessoa de Alexandra Oliveira. No setor da extração e transformação do granito, cujo género mais representado é o masculino, a SPM partilhou os avanços na contratação de mulheres para as mais diversas funções e categorias profissionais da empresa, tendo mesmo no último semestre contratado mais pessoas do género feminino do que do masculino. Na opinião de Alexandra Oliveira, a automação na indústria é um dos fatores que mais tem favorecido a igualdade de género, na medida em que permite que pessoas de diferentes géneros executem, com a mesma eficiência e eficácia, as mesmas tarefas. As condições de trabalho proporcionadas pela empresa, a par das práticas descritas, têm permitido a captação e manutenção de mão de obra.

O Caerus – CLDS4G de Marco de Canaveses, na sua missão pela inclusão social, considera o trabalho com empresários e entidades empregadoras fundamental para o favorecimento da integração profissional.

Esta atividade insere-se na atividade 5 do Plano de Ação do CLDS4G: Sensibilizar os empresários, as instituições e as entidades empregadoras locais para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social através de ações de divulgação das medidas existentes.