Na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro, realizou-se a sessão “A Igualdade de Género no Mercado de Trabalho” no MarcoInvest.
Na abertura da sessão, o Vereador da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Nuno Pinto, frisou a importância da formação e qualificação da mão de obra para os desafios do mercado de trabalho. Apresentou ainda alguns dados referentes ao desemprego no feminino do concelho, realçando a importância de medidas que previnam esta problemática.
Sobre a promoção da Igualdade de Género no Marco de Canaveses, a conselheira local para a Igualdade do Marco de Canaveses, Elsa Correia, apresentou as linhas orientadoras do Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação 2022-2026 – Marco+Igual, e a constituição da Equipa para a Igualdade na Vida Local, destacando a importância da colaboração de todos os cidadãos e atores sociais nas iniciativas promovidas no âmbito deste plano.
As Medidas de Apoio à Promoção da Igualdade de Género no Mercado de Trabalho, do IEFP, I.P. – Instituto de Emprego e Formação Profissional, foram apresentadas por Aurora Carvalho, do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa. A necessidade de alcançar maior igualdade no mercado de trabalho comprova-se pelos valores dos incentivos à contratação do género sub-representado em determinada profissão.
No painel “Boas-Práticas” foi partilhada a experiência da SPM – Sociedade de Pedreiras do Marco, na pessoa de Alexandra Oliveira. No setor da extração e transformação do granito, cujo género mais representado é o masculino, a SPM partilhou os avanços na contratação de mulheres para as mais diversas funções e categorias profissionais da empresa, tendo mesmo no último semestre contratado mais pessoas do género feminino do que do masculino. Na opinião de Alexandra Oliveira, a automação na indústria é um dos fatores que mais tem favorecido a igualdade de género, na medida em que permite que pessoas de diferentes géneros executem, com a mesma eficiência e eficácia, as mesmas tarefas. As condições de trabalho proporcionadas pela empresa, a par das práticas descritas, têm permitido a captação e manutenção de mão de obra.
O Caerus – CLDS4G de Marco de Canaveses, na sua missão pela inclusão social, considera o trabalho com empresários e entidades empregadoras fundamental para o favorecimento da integração profissional.
Esta atividade insere-se na atividade 5 do Plano de Ação do CLDS4G: Sensibilizar os empresários, as instituições e as entidades empregadoras locais para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social através de ações de divulgação das medidas existentes.