Realizou-se no passado dia 9 de setembro o workshop “Regresso às Aulas” destinado a pais de crianças do 1º e 2º ciclo.
Esta iniciativa teve como objetivos identificar estratégias que promovem o sucesso escolar, planificar e organizar o material escolar e personalizar os mesmos.
Os pais identificaram as estratégias que é natural usarem mais vezes com os filhos, mas que nem sempre são as mais eficazes: falar alto, “dizer” o que devem fazer (ex. “-Estou farta de te dizer para estudares! Para arrumares o quarto!…), criticar (ex. “- Continua assim que vais longe! Nunca estudas tempo suficiente! Olha para essa letra! E para esses cadernos!”, comparar (ex. “-Olha o teu irmão! Nunca me deu trabalho nenhum! Olha os teus colegas! Tiraste a nota mais baixa…!”, ameaçar (ex. “-Se não subires as notas, nem sabes o que te acontece!”). Depois começamos a analisar e estratégias mais positivas e com mais hipóteses de promover o sucesso escolar dos filhos: elogiar pelo esforço, pelo progresso; consequências para os comportamentos negativos; recompensas para os comportamentos positivos; ignorar os comportamentos que servem de chamada de atenção.
Outras estratégias apresentadas e debatidas foram as de planear o estudo, fazer com antecedência e arrumar os materiais escolares. Tarefas simples mas que fazem a diferença. Planear: apontar “lista” de trabalhos de casa, trabalhos de grupo, testes sempre no mesmo caderno/ bloco; realizar um horário escolar e um “horário de casa” com a indicação da matéria que se estuda mais um bocadinho cada dia, para além dos trabalhos de casa. Fazer com antecedência: fazer os TPC no dia em que são marcados; deixar a mochila preparada do dia anterior; estudar um bocadinho cada dia – de acordo com o “horário de casa”. E por fim, arrumar: aplicar a regra de deixar a mesa/ secretária arrumada todos os dias; materiais necessários sempre à mão; “Caixa de estudo” para usar na cozinha ou na sala; “cada coisa no seu sítio”, etiquetar o sítio da mochila, dos materiais, dos livros.
Os pais tiveram ainda oportunidade de partilhar os seus medos e ansiedades sobre o regresso às aulas em plena pandemia COVID-19. Foram partilhadas as orientações da UNICEF e da DGS para o regresso às aulas 2020/2021.
Por fim, realizou-se a oficina prática de personalização dos cadernos e do material escolar recorrendo às técnicas de impressão, encadernação, etiquetagem.
O workshop realizou-se às 10h00, às 14h30 e às 17h30 para respeitar o número de pessoas na sala de formação e para permitir a participação do público.
Workshop “Regresso às aulas” insere-se na atividade 9 do Plano de Ação do CLDS4G: apoiar os agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, na mediação dos conflitos familiares, em articulação com as equipas que intervêm com as famílias e/ou as suas crianças, promovendo a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens através da dinamização de um Centro de Recursos da Família – espaço destinado ao treino e desenvolvimento de competências transversais do desenvolvimento pessoal e social que permitam uma real modificação de hábitos da família (…) em oficinas práticas e criativas numa lógica de empoderamento pessoal.
No próximo dia 17 de setembro realiza-se o mesmo workshop mas adaptado aos jovens que frequentam o 3º ciclo e ensino secundário/ profissional.
Juntos somos uma comunidade mais forte!
#CLDS
#Pandemia
#COVID19
#ParentalidadePositiva
#RegressoAsAulas