Realizou-se nos passados dias 17 e 19 de março o workshop online “As fronteiras e os limites do papel da família no acompanhamento ao estudo em casa” destinado a pais do concelho de Marco de Canaveses.
Este workshop contou com a parceria da Betweien e teve como objetivos dotar as famílias de competências necessárias para uma gestão familiar equilibrada, consciencializar as famílias da importância de gerir o tempo e informar os pais da importância de acompanhamento e partilha de estudo com os filhos.
Os pais/cuidadores devem ter um papel de apoio e de guia para com as crianças, ajudando em questões como a preparação para os testes, a verificação dos cadernos diários e a definição dos melhores métodos de estudo e de elaboração dos trabalhos de casa. Assim, o workshop centrou-se nas ferramentas, estratégias e recursos do acompanhamento ao estudo, no sentido de aumentar as competências dos pais e cuidadores nesta matéria. Foram muito relevantes as dicas sobre a adaptação dos métodos de estudo às características de memorização das crianças. No decorrer desta iniciativa, houve ainda oportunidade de os pais/cuidadores partilharem as suas experiências, estratégias e opiniões sobre as rotinas e funcionamento familiar acerca do estudo em casa.
O Caerus agradece muito a colaboração dos técnicos das equipas SPO e GAA, que divulgaram esta iniciativa junto das famílias dos seus agrupamentos, num efetivo trabalho de parceria e rede.
Esta atividade baseia-se no conceito de Parentalidade Positiva conforme promovido pelo Conselho Europeu desde 2006. Na prática significa partir do princípio de que os pais/cuidadores devem “(…) apresentar um comportamento parental baseado no melhor interesse da criança e que assegure a satisfação das suas principais necessidades, tal como a sua capacitação sem uso de violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento”.
O workshop realizou-se em dois momentos, através da plataforma ZOOM, no horário das 15h00 às 16h30, de acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde. Participaram nesta atividade mais de duas dezenas de pais/cuidadores.
Workshop “As fronteiras e os limites do papel da família no acompanhamento ao estudo em casa” insere-se na atividade 8 do Plano de Ação do CLDS4G: apoiar processos de qualificação familiar dos agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise, ou seja, através de programas de competências parentais, baseado em evidências (+família+criança+jovem), e de ações de acompanhamento, monitorização das estratégias parentais desenvolvidas e de mediação e intervenção em situação de crise, em articulação com as equipas de intervenção social, prevenindo sobreposição de respostas, e prevenindo estigmatização dos públicos através do desenvolvimento de ações na comunidade (escolas).
Juntos somos uma comunidade mais forte!
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